Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Açores

Procissão do Senhor Santo Cristo dos Milagres regressou às ruas de Ponta Delgada

As celebrações do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, tiveram este sábado e domingo o seu ponto alto, com a presença do representante diplomático da Santa Sé em Portugal (núncio apostólico), o arcebispo D. Rino Passigato.

A história do culto do Senhor Santo Cristo dos Milagres, na ilha de São Miguel, começa no Convento da Caloura, em Água de Pau, concelho de Lagoa. Terá sido aí que se erigiu o primeiro convento de religiosas na ilha.

Para que a comunidade fosse constituída era necessária a autorização de Roma. Duas religiosas saíram de São Miguel ao encontro do Papa, que lhes concedeu a Bula Apostólica e uma imagem do “Ecce Homo” (Eis o Homem), que representa o corpo de Cristo com as marcas das agressões feitas pelos soldados antes da crucificação.

De regresso a Vale de Cabaços, a imagem foi colocada num nicho onde se conservou por poucos anos. O lugar era ermo e exposto às incursões dos piratas, pelo que o pequeno mosteiro foi abandonado: parte das religiosas seguiu para Santo André, em Vila Franca do Campo, e as restantes encaminharam-se a 23 de abril de 1540 para o Mosteiro da Esperança, em Ponta Delgada, acabado de fundar, onde ficou guardada a imagem oferecida pelo papa.

FotoFoto: bfms

A construção do mosteiro que recebeu a primeira comunidade de religiosas de Ponta Delgada, foi iniciada pelo capitão donatário Rui Gonçalves da Câmara, após o terramoto que a 20 de outubro de 1522 arrasou Vila Franca do Campo.

Na primeira metade do século XVIII o mosteiro chegou a ter mais de 100 freiras e 50 noviças, pupilas e servas. O espaço é atualmente habitado pela congregação de Maria Imaculada.

Foto

No ano de 1700 a ilha micaelense foi sacudida por fortes e repetidos tremores de terra. Dado que eles não cessavam, as comunidades religiosas, confrarias, nobreza e habitantes de S. Miguel realizaram a 11 de abril aquela que é considerada a primeira procissão com a imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

O programa das celebrações prossegue esta segunda-feira, feriado municipal em Ponta Delgada, com uma missa presidida pelo bispo de Angra, D. António Sousa Braga, terminando na quinta-feira.

 

 

 

 

 

 

© SNPC | 14.05.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem
Senhor Santo Cristo dos Milagres

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.