Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Fé e cultura

Presépios de Azambuja a Reguengos de Monsaraz

Azambuja

Está patente até 7 de dezembro na Biblioteca Municipal de Azambuja a exposição “Arte Sacra”, de Virgínia Estorninho.

A exposição mostra obras realizadas com técnica “biscuit” e em madeira talhada, das quais fazem parte figuras bíblicas, presépios e santos, relata "O Mirante".

«Autodidata na arte de trabalhar a madeira, transforma o tosco em peças figurativas e representativas do sagrado», tendo começado a expor em 2000, em Azambuja, influenciada pelo Mestre Francisco Simões.

A exposição pode ser visitada de terça-feira a sábado, entre as 10h30 e as 18h30.

 

Barcelos

A Câmara Municipal de Barcelos e a paróquia da cidade promovem o concurso “Barcelos, Cidade Presépio”, «que tem como objetivo proporcionar uma maior vivência da mensagem natalícia, sensibilizar a comunidade para a tradição cultural da construção do presépio, bem como promover a dinamização do centro histórico da cidade através do envolvimento da comunidade local na animação de Natal, potenciando a partilha de experiências e os valores associados à quadra».

«O concurso tem por missão criar uma cultura de construção artística do presépio tradicional nos locais chave da área urbana, sobretudo no centro histórico de Barcelos, promovendo a dinamização, a interação, partilha e fruição entre o comércio, a comunidade e o turismo, concretizando, deste modo, o conceito e o espírito de cidade “presépio”», anuncia a autarquia.

Podem candidatar-se grupos, associações, casas comerciais e famílias que apresentem o presépio em espaço visitável e de fácil acesso ao público. As inscrições, até 7 de dezembro, são limitadas e aceites por ordem de chegada até ao limite de sete presépios em sete espaços da cidade e arredores.

O município promove também um conjunto de atividades que têm por base a valorização do artesanato local ligado ao presépio e ao Natal.

O programa inclui uma exposição de presépios do artesanato de Barcelos, até 6 de janeiro, nos Pisos 1 a 4 do espaço de exposição de Nossa Senhora da Torre, em Braga. De 14 de dezembro a 6 de janeiro está patente a exposição “O presépio - uma tradição, várias interpretações”, na Sala Gótica dos Paços do Concelho.

A edilidade organiza também oficinas de modelação de presépios a 6, 13 e 20 de dezembro, das 10h30 às 12h30, no Posto de Turismo de Barcelos.

 

Bragança

A Unidade Pastoral n.º 1 de Bragança lança um Concurso de Presépios em miniatura que tem como objetivos «promover a cultura tradicional em diálogo com os valores da fé», «fomentar o interesse pela tradição», «desenvolver a interação no seio familiar e das comunidades» e «estimular a criatividade e a receção estética».

Serão valorizados os trabalhos propostos por famílias, grupos de catequese e movimentos religiosos.

Os presépios devem ser entregues até 14 de dezembro no Cartório Paroquial de Bragança (igreja da antiga catedral).

Os trabalhos a concurso vão ser expostos de 21 de dezembro a 18 de janeiro na catedral de Bragança.

Para saber mais (regulamento e ficha de inscrição): http://paroquiasbraganca.blogspot.pt/ .

 

 

Esposende

“Onde Mora o Deus Menino” é o título da exposição de presépios que vai estar patente no Museu Municipal de Esposende até 31 de janeiro.

«Nesta exposição, além de inúmeros presépios de coleções particulares do concelho, executados em barro, plástico, porcelana ou madeira, será possível encontrar o presépio tradicional e a sua versão atual», explica a autarquia.

A exposição está aberta ao público de terça a sexta-feira, das 14h00 às 17h30, e ao domingo, das 15h00 às 18h30. A entrada é gratuita.

 

Lagos

Um presépio de Natal animado, criado por José Cortes, pode ser apreciado na garagem da sua casa, na rua 5 de outubro, de 15 de dezembro e 6 de janeiro.

«Os materiais, à base de esferovite, madeira e pedra, foram esculpidos com paciência e entusiasmo», refere o "Diário Online".

Em dezembro de 2011 abriu pela primeira vez ao público escolar e, mais tarde, toda a população foi convidada a conhecer o seu presépio. Como a iniciativa foi um sucesso, em maio deste ano começou a aumentar o seu presépio, que dispõe agora de figuras articuladas e com movimento. Para isso comprou e adaptou mais de 100 bonecos para que tudo estivesse representado.

A entrada é livre e o presépio pode ser visitado das 16h00 às 20h00. Os dias 10 a 14 estão reservados para visitas escolares do pré-escolar e 1.º ciclo, com marcação prévia junto da autarquia.

O resultado da venda de brochuras sobre este presépio e de peças elaboradas por si para este fim reverte a favor do Núcleo de Educação da Criança Inadaptada. 

 

Lisboa

A loja "A Arte da Terra", junto à sé, apresenta a exposição "A arte no nascimento... sagrado".

«A 12ª exposição sobre a temática do presépio, apresenta mais de 500 obras da autoria de cerca de uma centena de artistas de Norte a Sul de Portugal (com trabalhos em materiais tão diversos como cerâmica, vidro, madeira, ferro, cortiça, tecido).»

A mostra pode ser apreciada até 6 de janeiro, todos os dias das 11h00 às 20h00.

 

Loulé

O Convento de Santo António recebe até 5 de janeiro a exposição «O Presépio – Coleção de Maria Cavaco Silva», iniciativa conjunta do Museu da Presidência da República e da autarquia.

«Construída ao longo dos anos, esta coleção reúne peças de proveniências diversas, nacionais e internacionais, desde países como Timor, Israel, França ou países africanos e do Leste europeu, até aos tradicionais centros de produção de presépios portugueses, como Barcelos e Estremoz», assinala o "Diário Online".

A mostra pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 10h00 às 18h00, para o público em geral, e de terça a sexta-feira entre as 10h00 e as 12h00 e das 14h30 às 16h30 para as escolas. As receitas revertem a favor da Associação Existir. 

Na torre do Castelo, está patente um presépio e no pátio do Castelo apresenta-se uma recriação de um presépio em ambiente medieval, com figuras em tamanho natural.

Na Cozinha Tradicional Algarvia da Alcaidaria do Castelo de Loulé, de 8 de dezembro a 5 de janeiro, pode visitar-se a Exposição do Presépio Tradicional Algarvio, com searinhas e laranjas, mostrando «toda a tradição algarvia».

Em Querença, no Polo Museológico da Água, vai estar patente ao público um presépio tradicional que representa as tradições serranas do Natal na aldeia.

 

Reguengos de Monsaraz

Um presépio de rua com figuras em tamanho real foi inaugurado este sábado na vila medieval de Monsaraz, concelho de Reguengos de Monsaraz.

Depois da cerimónia foi interpretado o Cante ao Menino, com o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, que interpretou temas do cancioneiro religioso popular do Alentejo, revela o site Diana FM.

O presépio tem 46 figuras em tamanho real e vai estar distribuído pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo.

 

© SNPC | 04.12.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoPresépio de Virgínia Estorninho (Azambuja)





























Foto































Imagem




































Foto
Presépio de José Cortes (Lagos)






































Foto
Presépio de Maria Cavaco Silva (Loulé)































Foto
Reguengos de Monsara

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.