Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Aveiro

"Prémio Póvoa dos Reis - Cientista e Padre" distingue diálogo entre cristianismo e ciência

O Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro promove a 3.ª edição do Prémio Póvoa dos Reis - Cientista e Padre, com o objetivo de realçar o diálogo entre o cristianismo e a ciência.

A iniciativa distingue ensaios de duas a quatro páginas sobre o contributo do Cristianismo para o progresso das Ciências, redigidos por estudantes do 9.º ano de escolaridade ao 1.º ano do Ensino Superior, individualmente ou em equipas até três pessoas.

«Os ensaios poderão resultar da reflexão sobre um evento, uma pessoa, um documento, etc., de influência cristã do qual tenha resultado o contributo positivo para a evolução das Ciências», explica o regulamento.

Os três melhores trabalhos serão premiados com obras literárias da editora Gradiva, que patrocina a edição de 2013, no valor de 150, 100 e 50 euros, respetivamente.

A data limite de entrega dos trabalhos vai ser publicada na página do concurso.

A entrega do Prémio decorre em sessão pública a realizar a 29 de junho de 2013, data do 24.º aniversário do ISCRA, nas instalações do Instituto.

Nascido no ano de 1907 em Eirol, Aveiro, o cónego Manuel Póvoa dos Reis, foi membro do clero da Diocese de Coimbra e destacado biólogo autodidacta.

O sacerdote foi professor de educação moral e religiosa, de ciências (física, botânica, mineralogia, entre outras disciplinas) no Seminário de Coimbra e assistente extraordinário para a Investigação no Instituto Botânico de Coimbra.

Os seus trabalhos, sobretudo no domínio das algas, foram publicados em revistas da especialidade de diversos países, tendo participado, com comunicações originais, em vários congressos.

 

© SNPC | 05.03.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

ImagemCón. Póvoa dos Reis

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página