Exposição
Portugal é o primeiro país da Europa a acolher tesouros orientais do Kremlin
"Os Czares e o Oriente - Ofertas da Turquia e do Irão no Kremlin de Moscovo" é o tema da exposição temporária que o Museu Calouste Gulbenkian recebe em Lisboa até 18 de maio, naquela que constitui uma estreia da mostra na Europa.
«A coleção é constituída por 66 peças, entre vestes litúrgicas, armas, arreios de cavalos, têxteis, joias e objetos preciosos, ofertas dos sultões da Turquia ou xás da Pérsia [atual Irão] nos séculos XVI e XVII aos czares russos», explicou a comissária da exposição, Fernanda Passos Leite, ao "Ensaio geral", programa semanal de cultura da Renascença.
A peça à entrada da exposição, composta por presentes de prestígio de diplomatas ou objetos importados da Turquia otomana e do Irão safávida, «é um ícone belíssimo de Nossa Senhora do Leite, cópia do séc. XVI de um mais antigo, muito venerado na catedral da Anunciação, no Kremlin».
Referindo-se aos paramentos litúrgicos, a comissária destacou um báculo de madeira, «revestido a ouro e pedras preciosas, materiais que abundam nas armas, joias, arreios de cavalos e outros objetos»
As peças, anteriormente apresentadas no Instituto Smithsonian, em Washington, EUA, «constituíam produtos essenciais na vida da corte russa, apresentados com toda a pompa, em cerimónias oficiais ou serviços religiosos nas catedrais do Kremlin», realça o site do museu.
«Destaca-se a apresentação pela primeira vez em Portugal de peças impressionantes pela riqueza das pedras preciosas que as decoram, pelos tecidos sumptuosos de que muitos objetos são feitos e pela qualificada originalidade, desconhecida até agora entre nós», lê-se.
Realizado pela jornalista Maria João Costa, o programa "Ensaio geral" em que esta entrevista foi apresentada está disponível para ser ouvido na íntegra no site da Renascença.
Ícone de Nossa Senhora do Leite. Moscovo, séc. XVI.
Moscovo, Museus do Kremlin
Entrevista: Maria João Costa (Renascença)
Redação: SNPC/rjm
08.03.14

Nossa Senhora do Leite (det.)
Moscovo, séc. XVI
Moscovo, Museus do Kremlin






