Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

"Pensar Portugal atual": Ciclo de conferências convoca personalidades da cultura, política e economia

Imagem

"Pensar Portugal atual": Ciclo de conferências convoca personalidades da cultura, política e economia

O Movimento dos Focolares inaugura este domingo o ciclo de conferências "Pensar Portugal atual", com especialistas do mundo da cultura, política e economia, no âmbito das comemorações dos 50 anos do organismo católico no país.

«Pensar Portugal para formar e desenvolver a consciência crítica, a capacidade de diálogo, a cidadania ativa e responsável, essenciais à Democracia com os desafios da atualidade», é o objetivo do projeto, refere uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O primeiro encontro, com Marcelo Rebelo de Sousa, realiza-se às 16h00, no Centro Cultural Franciscano, em Lisboa, seguindo-se José Eduardo Franco (11 de dezembro, 21h00) e Jorge Miranda (19 de fevereiro, 21h00), no mesmo local.

António Bagão Félix, Jorge Braga de Macedo, Embaixador Jorge Lemos Godinho, Miguel Real e Vítor Bento participarão também neste ciclo.

O Movimento dos Focolares iniciou-se em 1943, em Trento (Itália), em plena II Guerra Mundial, através de Chiara Lubich, que congregou um primeiro grupo de amigas, daí nascendo uma espiritualidade marcadamente comunitária.

Entre as várias realizações do movimento, presente em cerca de 180 países, incluem-se 35 cidadelas, centros de convivência estável que se assumem como polos de irradiação de vida conforme ao Evangelho.

Os Focolares chegaram a Portugal em 1966, tendo atualmente o seu centro nacional na Cidadela Arco-íris, em Abrigada (Alenquer), onde também funciona o Centro Mariápolis e a Editora Cidade Nova.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 20.11.2015 | Atualizado em 18.04.2023

 

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos