Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Peça de Arvo Pärt dedicada aos “Três pastorinhos de Fátima” em estreia nacional

Imagem

Peça de Arvo Pärt dedicada aos “Três pastorinhos de Fátima” em estreia nacional

Sem amor, nenhuns olhos são videntes” é o mote para o concerto, com entrada livre, sujeita à limitação de espaço, que se realiza esta sexta-feira, a partir das 21h00, na sé de Lisboa.

O momento alto será a estreia nacional da peça “Drei Hirtenkinder aus Fatima” (Três pastorinhos de Fátima), da autoria de Arvo Pärt, um dos nomes de referência na música contemporânea e talvez o mais importante compositor actual de música sacra. 

A estreia coincide com o dia 20 de fevereiro, em que se assinala a festa litúrgica dedicada a Jacinta e Francisco Marto, os dois videntes de Fátima beatificados em 2000 pelo papa João Paulo II, na sua última viagem ao santuário português. A peça é uma encomenda ao compositor estónio no contexto da celebração do centenário dos acontecimentos de Fátima.

Alfredo Teixeira, consultor artístico para o concerto, aponta as suas «características singulares», a começar pelo facto de o recital de Arvo Pärt, a «mais frágil das obras, a menor em duração, porventura a mais simples quanto ao material musical», se oferecer «como o lugar culminante de uma viagem musical», refere o Santuário de Fátima

“Drei Hirtenkinder aus Fátima”, escrita em alemão, sinaliza a identidade cristã «que apela a uma visão do mundo na perspetiva dos mais frágeis, lugar onde o ingénuo é reconhecido como o mais sábio, o excluído toma os primeiros lugares, o sem voz pode ser escutado», acrescenta o compositor português.

Pärt escolheu um versículo do Salmo 8, na versão que aparece no Evangelho de Mateus (21,16): «Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor».

O programa do concerto consta de três partes, começando com duas peças de canto gregoriano, seguindo-se uma “Missa em honra dos pastorinhos” para coro e órgão, da autoria do padre Joaquim dos Santos, executadas pelo Coro Infantil do Instituto Gregoriano de Lisboa, dirigido por Filipa Palhares, com Sérgio Silva no órgão.

Na segunda parte, João Santos, organista titular do Santuário de Fátima, tocará “Trivium”, outra obra de Arvo Pärt, datada de 1976, que Alfredo Teixeira aponta como «exemplar marcante» da criação do compositor.

A terceira parte do programa estará a cargo do Coro Anonymus, dirigido pelo maestro Rui Paulo Teixeira, executará peças de compositores portugueses vivos - Rui Paulo Teixeira, Eurico Carrapatoso, Gonçalo Lourenço, Alfredo Teixeira, Mário Ribeiro e Mário Nascimento -, antes da peça de Pärt. 

 

António Marujo
In "Religionline"
Publicado em 19.02.2015 | Atualizado em 19.04.2023

 

 
Imagem
“Drei Hirtenkinder aus Fátima”, escrita em alemão, sinaliza a identidade cristã «que apela a uma visão do mundo na perspetiva dos mais frágeis, lugar onde o ingénuo é reconhecido como o mais sábio, o excluído toma os primeiros lugares, o sem voz pode ser escutado»
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos