Pastoral da Cultura em movimento
Comissão DIocesana da Cultura de Aveiro

Revista Igreja Aveirense

Continua disponível o n.º 1 (Janeiro/Junho 2007) da "Igreja Aveirense", revista editada desde há três anos pela Comissão Diocesana da Cultura de Aveiro.

O tema escolhido insere-se no lema do 2.º ano do plano diocesano - "A Igreja ao serviço da família".

.As duas primeiras partes da revista, que pretende ser "a 'voz' do labor apostólico a que teve acesso", recolhem as intervenções de D. António Francisco dos Santos e de D. António Baltasar Marcelino.

Os textos emitidos pelas diferentes instâncias diocesanas - secretariados, comissões, presbitério, comissão diaconal, paróquias, movimentos laicais, pastoral social e instituições de ensino e cultura - constituem a terceira secção, a que se segue um espaço dedicado ao diálogo inter-religioso.

O quinto capítulo - "Publicações" - dá a conhecer a obra "Os Bispos de Aveiro e a pastoral Diocesana", de Mons. João Gaspar.

A sexta parte refere as efemérides, a que se seguem as "Breves"

A última secção - "Pessoas Notáveis" - traça o perfil de Maria da Anunciação Filipe, morta na sequência do ataque terrorista ao avião da Pan Am ocorrido em Roma a 17 de Dezembro de 1973.

Sintetizando a linha pastoral seguida pela diocese, o texto da apresentação lança o objectivo do ano seguinte: "Família - comunidade de amor e de vida, evangelizada e evangelizadora, abre-se necessariamente a outras famílias, sente-se 'igreja doméstica' onde quer que esteja, assume a solidariedade como prática normal do seu agir, dedicando uma atenção aos empobrecidos e excluídos da sociedade. Por isso, o próximo Ano Pastoral vai 'girar' à volta desta temática.".

 

Igreja Aveirense

Edição: Comissão Diocesana da Cultura

N.º: 1 (Janeiro/Junho 2007) - Ano III

Páginas: 172

ISSN: 1646-3110

 

© SNPC - Publicado em 23.11.2007

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Capa da revista "Igreja Aveirense"
Capa da edição de Janeiro/Junho 2007
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada