Pastoral da Cultura em movimento

III Encontro de Referentes da Pastoral da Cultura


Decorreu a 13 de Janeiro último, em Fátima, o III Encontro Nacional de Referentes da Pastoral da Cultura.

Estiveram presentes delegados das dioceses de Angra, Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Guarda, Leiria-Fátima, Lisboa, Santarém, Viana do Castelo e Vila Real, assim como de duas congregações religiosas (Franciscanos e Jesuítas).

Durante a manhã o P. Jardim Gonçalves apresentou uma «sinalização pedagógica» do documento "Para uma Pastoral da Cultura", publicado em 1999 pelo Conselho Pontifício para a Cultura.

Seguidamente foram colocadas em comum as actividades realizadas nos últimos três meses pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC).
Os participantes tomaram ainda conhecimento de duas propostas de actividades a desenvolver nas suas dioceses e congregações religiosas.

Depois do almoço os Referentes partilharam as acções relacionadas com a Pastoral da Cultura que foram executadas nas suas dioceses, tendo igualmente apresentado os seus projectos de curto/médio prazo.

A intervenção de D. Manuel Clemente, que concluiu o Encontro, começou por expressar a satisfação suscitada pela presença dos Referentes, que foram exortados a uma ligação mais estreita com os agentes culturais, independentemente do seu posicionamento face ao cristianismo.

Depois de considerar que é necessária uma relação mais intensa entre o SNPC e os Referentes, o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais comunicou que em Maio será oferecido à Igreja o texto sobre “o tempo livre e a libertação do tempo”, tema desenvolvido no último Encontro da Pastoral da Cultura.

A terminar, D. Manuel Clemente lançou duas linhas de acção:

- Promoção da vida, dimensão intimamente relacionada com a contraposição da cultura da solidariedade face ao individualismo.

- A propósito do centenário da República que ocorrerá em 2010, reflectir sobre o que os portugueses – sociedade civil e Igreja – desejam para Portugal.

 

© SNPC

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada