Patriarcado de Lisboa
Paróquia realiza ciclo de cinema sobre "Testemunhas da santidade"
A paróquia de Santa Maria de Belém, em Lisboa, sediada no Mosteiro dos Jerónimos, iniciou em maio o seu 2.º ciclo de cinema, este ano dedicado ao tema "Testemunhas de santidade", com um filme sobre o papa João Paulo II, recentemente declarado santo.
A iniciativa prossegue este sábado com uma película centrada na vida da beata Madre Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora dos Missionários e Missionárias da Caridade, congregação dedicada às pessoas mais pobres entre os pobres.
No dia 7 de junho, o ciclo abeira-se da figura de S. Francisco de Assis (c. 1181/2 - 1226), que está na origem da família franciscana, e cuja vida inspirou o nome pontifício escolhido pelo atual papa.
As exibições terminam a 21 de junho com "Los Cristeros", que evoca o papel dos católicos mexicanos na guerra civil, causada pela oposição às medidas do presidente Plutarco Calles que pretendiam impor restrições à ação da Igreja na sociedade.
As sessões, com entrada livre, decorrem às 21h15 no Salão Cardeal D. António Ribeiro. O programa, com apoio da Universidade da Maturidade de Santa Maria de Belém, integra-se nas comemorações dos 180 anos da paróquia.
O primeiro ciclo de cinema paroquial, realizado em 2013, foi dedicado ao tema “Até onde a fé pode levar?”, no âmbito do "Ano da Fé".
Rui Jorge Martins
© SNPC |
20.05.14







