Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Cinema

"Para Roma com amor": Woody Alen declara-se à Cidade Eterna

Na Roma dos nossos dias, um polícia sinaleiro apresenta-nos várias personagens: um jovem advogado que se apaixona por uma turista americana com quem acidentalmente se cruzou; um jovem casal do sul de Itália que escolheu a capital para a lua de mel; um escriturário de meia-idade e a sua família; um arquiteto americano que torna a Roma para reviver um tempo de juventude; um estudante muito ciente das suas responsabilidades e objetivos.

Tal como as ruas se entretecem num tecido urbano povoado de histórias e de história, também as vidas destas personagens se cruzam entre convicção e sonho, certeza e inesperado, tradição e modernidade. Um desafio também à passagem do tempo por cada um, expondo as vulnerabilidades que permitem ao insólito tornar-se regra.

Foto

Prosseguindo o seu périplo cinematográfico pela Europa, Woody Allen escolhe a bela, romântica e histórica Roma para suceder às incursões a Londres (de “Match Point” a  “Vais Conhecer o Homem dos teus Sonhos” ), Barcelona (“Vicky Cristina Barcelona”) e Paris (“Meia-Noite em Paris”).

Foto

Com a sua habitual ironia, o cineasta que durante toda a sua carreira nos Estados Unidos nunca conseguiu ser o realizador estrangeiro que tanto desejava, dada a sua naturalidade (Brooklyn), resume o cumprimento deste sonho antigo a um mero golpe de sorte: o facto de ter na Europa o financiamento que já não conseguia no seu país.

Foto

É com este mesmo olhar irónico que Woody Allen espreita a vida, a identidade e a imagem da capital italiana, dos seus habitantes e visitantes, expondo com os característicos humor e perspicácia o reflexo do que de mais real e imaginário a cidade inspira.

Foto

Um  exercício que nos faz imediatamente reconhecer o seu registo, quando a brincar faz do convencional o extraordinário e vice-versa, mas que mesmo não nos surpreendendo pela novidade ou por um discurso excecional, não deixa de ser uma simpática e divertida comédia de costumes.

Foto

Comédia essa de que o próprio espetador pode sentir-se parte, desafiado que é a descobrir o mais humorístico no menos óbvio.

Foto

 

Foto

 

 

Margarida Ataíde
Grupo de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
Agência Ecclesia / SNPC
© SNPC | 18.09.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Cartaz

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.