Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Papa saúda coro de casa para doentes de Alzheimer e elogia a sua imperfeição

O papa recebeu hoje, no Vaticano, o Coro Arco-íris, da Casa de Repouso para Doentes de Alzheimer de Bonheiden, na Bélgica, a quem declarou que o canto dos seus membros torna-se «mais precioso» devido à «vulnerabilidade» de quem o entoa.

«Penso que o facto de pôr em comum as nossas fragilidades e aceitá-las reciprocamente, esse é o “canto” mais belo, a harmonia mais agradável a Deus, um “arco-íris” não de perfeições, mas de imperfeições», afirmou Francisco, refere a Sala de Imprensa da Santa Sé.

Quando tomou conhecimento de que a instituição tinha um coro, Francisco «agradeceu» a Deus: «Penso que para vós cantar em conjunto é uma consolação, um apoio, que ajuda a ir para a frente e a suportar o peso da doença que certamente se faz sentir».

«Depois, quando vi o maestro, pensei: esqueceu-se da batuta! Mas depois vi que a sua batuta é a ternura. Obrigado, senhor diretor, porque vós, realizando gestos de ternura torna-nos todos mais humanos».

A «ternura» do maestro e dos membros do coro cumpriu o quarto mandamento, «honrar os idosos, que são a nossa memória», vincou o papa.

«Talvez alguns deles tenham perdido a memória, mas eles são o símbolo da memória de um povo, eles são as raízes da vossa pátria, da nossa humanidade. São as raízes, e os jovens devem ir até lá par beber o sumo das raízes, para levar por diante a civilização», afirmou.

O papa concluiu a intervenção com um agradecimento e um pedido: «Muito obrigado, de coração. E agora dar-vos-ei a bênção, e depois saudarei todos. Peço-vos que rezeis por mim».


 

Rui Jorge Martins
Fonte: Sala de Imprensa da Santa Sé
Imagem: D.R.
Publicado em 03.04.2019

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos