Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Papa louva religiosa de 85 anos e recorda missionários que «queimam» a vida

Hoje temos a alegria de ter connosco uma pessoa que desejo apresentar-vos. É a irmã Maria Concetta Seu, da Congregação das Filhas de S. José de Genomi. Por que o faço?

A irmã Maria Concetta tem 85 anos, e há quase 60 anos é missionária em África, onde realiza o seu serviço de obstetra. Conheci-a em Bangui [capital da República Centro-Africana], aonde fui para abrir o Jubileu da Misericórdia [novembro de 2015]. Lá, ela contou-me que na sua vida ajudou a nascer cerca de três mil crianças. Que maravilha! Nesse dia ela chegou a Bangui, de canoa, proveniente do Congo.

Nestes dias veio a Roma para um encontro com as suas irmãs, e hoje veio à audiência [com o papa] com a sua superiora. Pensei, então, em aproveitar esta ocasião para lhe dar um sinal de reconhecimento e dizer-lhe um grande obrigado pelo seu testemunho.

Querida irmã, em meu nome e da Igreja, ofereço-te esta honorificência. É um sinal do nosso afeto e do nosso “obrigado” por todo o trabalho que fizeste entre as irmãs e irmãos africanos, ao serviço da vida, das crianças, das mamãs, das famílias.

Com este gesto dedicado a ti, pretendo exprimir o meu reconhecimento também a todos os missionários e missionárias, sacerdotes, religiosos e leigos, que espalham as sementes do Reino de Deus em cada parte do mundo.

O vosso trabalho, queridos missionários e missionárias, é grande. Vós “queimais” a vida semeando a Palavra de Deus com o vosso testemunho. E neste mundo, não fazeis notícia. Vós, nos jornais, não sois notícia.

O cardeal Hummes, encarregado pelo episcopado brasileiro por toda a Amazónia, vai muitas vezes de cidade em cidade, às povoações, aos seus cemitérios, visitar os túmulos dos missionários, entre os quais jovens. E ele diz que todos merecem ser canonizados, porque queimara a vida ao serviço.

Queridos irmãos e irmãs, a Ir. Maria Concetta, após este encontro voltará a África. Acompanhamo-la com a oração. E que o seu exemplo nos ajude a todos a viver o Evangelho onde estivermos.


 

Papa Francisco
Audiência geral | Vaticano, 27.3.2019
Fonte (texto e imagem): Sala de Imprensa da Santa Sé
Trad.: Rui Jorge Martins
Publicado em 27.03.2019

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos