Vaticano
Papa Francisco recebe catedrática portuguesa do Pontifício Comité de Ciências Históricas nos 60 anos da instituição
A professora catedrática Maria de Lourdes Correia Fernandes, que em dezembro foi nomeada para o Pontifício Comité de Ciências Históricas, vai ser recebida pelo papa Francisco, no âmbito da audiência a este organismo do Vaticano.
A vice-reitora da Universidade do Porto recebeu convocatória para uma reunião plenária a realizar a 12 abril, revela o semanário "Voz Portucalense", da diocese do Porto.
O encontro inicia-se às 7h45 (menos uma hora em Lisboa) com o encontro dos participantes na casa de Santa Marta, seguida de uma celebração na basílica de São Pedro, junto ao túmulo do apóstolo.
Francisco recebe ao final da manhã, no Vaticano, os membros da instituição criada pelo papa Pio XII a 7 de abril de 1954, há 60 anos, e que atualmente conta com cerca de 30 historiadores
Maria de Lourdes Correia Fernandes, que centra a sua investigação na «história da cultura» e na «história do sentimento religioso», afirmou que a nomeação constituía «um grande desafio e uma grande responsabilidade, não só por quem nomeia, e para o comité que é, mas também pelo facto de ser a única portuguesa».
Nascida no concelho de Arouca há 55 anos, a docente é licenciada em línguas e literaturas modernas e é doutorada em cultura portuguesa dos séculos XV a XVIII, graus que obteve pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, de que é vice-reitora desde 3 de julho de 2006.
"O tempo do desengano: das aparências da vida à verdade da morte nos Relógios Falantes de D. Francisco Manuel de Melo", "Modelos educativos do Barroco em Portugal : a 'Boa Criação' e a 'Polícia Cristã'", "A biblioteca de Jorge Cardoso (1669), autor de Agiológio Lusitano : cultura, erudição e sentimento religioso no Portugal Moderno", "Cartas de sátira e aviso: em torno dos folhetos Malícia das Mulheres e Conselho para bem casar de Baltasar Dias" e "História, santidade e identidade : o Agiologio Lusitano de Jorge Cardoso e o seu contexto" são algumas das suas obras.
A investigadora colaborou também na "História Religiosa de Portugal" e no Dicionário de História Religiosa de Portugal" (ed. Círculo de Leitores), com textos sobre a reforma da Igreja no séc. XVI e também acerca do Concílio de Trento, de que o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura publicou um artigo (cf. Artigos relacionados).
Rui Jorge Martins
© SNPC |
12.04.14

Foto: D.R.

Investigadora portuguesa surpreendida com nomeação para o Pontifício Comité de Ciências Históricas
O Concílio de Trento e a Igreja em Portugal





