Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Papa convida sem-abrigo, pobres e refugiados para espetáculo de circo

O papa Francisco, através da Esmolaria Apostólica, «convida os pobres, os sem-abrigo, os refugiados, um grupo de reclusos, as pessoas e famílias mais necessitadas, juntamente com os seus voluntários, a participar num espetáculo circense», esta quinta-feira.

O Circo Medruno, situado a norte do centro de Roma, «pôs à disposição todos os 2100 lugares da grande tenda para este evento de caridade que a família Casartelli e o empresário Fabrizio Grandi quiseram chamar “Circo Solidariedade” para os pobre dos do Santo Padre», refere um comunicado da Esmolaria.

«Ficará disponível também um serviço médico-sanitário assgurado por médicos e enfermeiros voluntários com uma ambulância e um ambulatório móvel da Cidade do Vaticano», prossegue a nota do departamento dirigido pelo bispo polaco Konrad Krajewski.

Após o espetáculo as pessoas mais necessitadas receberão um saco com alimentos, esclarece a Esmolaria, em comunicado divulgado hoje.

Durante uma audiência geral, o papa Francisco dirigiu-se aos artistas circenses: «As pessoas que fazem espetáculo no circo criam beleza, são criadores de beleza. E isto faz bem à alma. Quanta necessidade temos de beleza».

O presente oferecido pelos artistas do circo, «que com constância, empenho e muitos sacrifícios conseguem criar e dar beleza a si mesmos e aos outros, poderá tornar-se também para os nossos irmãos mais pobres um encorajamento a ultrapassar as asperezas e as dificuldades da vida que muitas vezes parecem demasiado grandes e insuperáveis», diz D. Krajewski.



 

SNPC
Imagem: D.R.
Publicado em 10.01.2018 | Atualizado em 10.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos