Paisagens
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Espiritualidade

Os santos não nasceram santos

Na celebração da festa de Todos os Santos é fascinante lembrar onde é que começaram alguns dos santos mais conhecidos e como é que as suas vidas evoluíram.

S. Mateus era um cobrador de impostos. Santa Maria Madalena praticava a mais velha profissão do mundo. S. Pedro era impetuoso e um algo vaidoso, e teve de ser fortemente pressionado antes de deixar que os gentios se tornassem cristãos sem que primeiro se convertessem ao judaísmo. A maior parte dos apóstolos fugiu para as montanhas quando Jesus foi preso no Jardim do Getsémani, pouco tempo depois da promessa “inabalável” de que o haveriam de seguir para todo o lado e que morreriam com ele, se assim tivesse de ser.

A lista é grande, mas a questão é simplesmente esta: nenhum deles nasceu santo. Foi mais ao contrário. Tornaram-se lenta e dolorosamente homens e mulheres santos, com inúmeros começos, paragens e retrocessos. E repetidas vezes, como muitos testemunharam nos seus diários, eram atormentados pelo desencorajamento profundo causado pela falta de progresso e erros frequentes. S. Paulo falou por eles e por todos nós quando reconheceu, angustiado, “Não é o bem que eu quero que faço, mas o mal que eu não quero, isso é que pratico”. Não é esta também a nossa verdade?

Imagem

Há uma lição nestas histórias de vida para nós, que ainda continuamos a lutar ao longo dos nossos caminhos: crescer à imagem e semelhança de Deus demora muito tempo. É trabalho para uma vida, e Deus compreende-o.

Por isso, ganhe coragem e esperança. Alegre-se com as pequenas vitórias à medida que elas vão acontecendo. Cada uma é mais um passo a caminho de casa. Cada uma é mais um passo para o abraço do nosso Pai.

Imagem

 

P. Dennis Clark
In Catholic Exchange
Trad. / adapt.: rm
Imagens: Wassily Kandinsky
© SNPC (trad.) | 01.11.10

Imagem

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página