Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

"Os milagres como Evangelho" dá Prémio Paulus de Edição a novo teólogo

Imagem Capa (det.) | D.R.

"Os milagres como Evangelho" dá Prémio Paulus de Edição a novo teólogo

Renato Filipe da Silva Oliveira venceu o Prémio Paulus de Edição de 2015 pela obra "Os milagres como Evangelho - Sentido teológico dos milagres de Jesus", resultante da dissertação do mestrado integrado em Teologia.

A investigação foi orientada por João Duque, diretor-adjunto da Faculdade de Teologia do centro regional de Braga da Universidade Católica, instituição onde o premiado concluiu o curso, anunciou a editora em nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O vencedor, de 24 anos, foi ordenado padre em julho na diocese de Viana do Castelo, de onde é natural, pertencendo atualmente à equipa formadora do seminário diocesano, além de ser membro dos secretariados de Comunicação Social e de Liturgia, bem como professor no Colégio do Minho.

«No âmbito da Teologia, um trabalho académico tem de ser pastoral, tem de chegar às comunidades cristãs. E esta dissertação tem um grande alcance pastoral», sublinhou Renato Oliveira.

Para o diretor editorial da Paulus, a obra distinguida é «muito válida do ponto de vista académico, mas também do ponto de vista editorial, uma vez que é um tema pertinente e atual, porque os milagres de Jesus, não só no Evangelho mas também na vida presente, são uma forte expressão de fé em Jesus Cristo».

O lançamento do livro "Os milagres como Evangelho" decorre a 17 de dezembro, às 21h00, na Faculdade de Teologia da Universidade Católica, em Braga, com a apresentação confiada a João Duque.

A editora anunciou o arranque das candidaturas para o Prémio de Edição de 2016, a enviar até 31 de maio, que o diretor-geral da Paulus, P. Rui Tereso, antecipa com otimismo: «As expectativas são muito boas, devido à grande participação nas edições anteriores».

O Prémio Paulus de Edição visa «promover a reflexão teológico-cristã nacional, incentivar os estudantes no trabalho de pesquisa e lançar novos autores».

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 26.11.2015

 

 
Imagem Capa | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos