Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

“Os filósofos também falam de Deus”: Curso livre estuda pensadores da filosofia antiga à contemporânea

Imagem

“Os filósofos também falam de Deus”: Curso livre estuda pensadores da filosofia antiga à contemporânea

A Capela do Rato, em Lisboa, acolhe a partir de 11 de janeiro um curso livre composto por 12 sessões, dedicado ao pensamento de autores da filosofia antiga, medieval, moderna e contemporânea.

«A Comunidade da Capela do Rato mostrou grande interesse pelo Ciclo de Conversas sobre Deus. Pensámos que seria pertinente retomar o tema, colocando-o num outro registo – a filosofia – e seguindo um outro método – o curso livre», lê-se na página da instituição.

«Não foi possível incluir todos os nomes que consideramos relevantes mas a selecção feita contempla posicionamentos muito diversos, suficientes para se ficar com a ideia de que “Os filósofos também falam de Deus”», explica a coordenadora científica do ciclo, Maria Luísa Ribeiro Ferreira.

As sessões, que começam com uma apresentação teórica, seguida de debate, são inauguradas com Platão, explicado por José Pedro Serra, o primeiro do grupo de professores universitários que integra o projeto.

Ainda na Antiguidade, segue-se Aristóteles (António Caeiro, 18 de janeiro), entrando-se depois na filosofia medieval com S. Tomás de Aquino (Marta Mendonça, 25 de janeiro) e Santo Agostinho (P. Henrique Noronha Galvão, 1 de fevereiro).

No âmbito da filosofia moderna estão agendados encontros sobre Espinosa (Maria Luísa Ribeiro Ferreira, 29 de fevereiro), Kant (Irene Borges-Duarte, 7 de março) e Hegel (Manuel José Carmo Ferreira, 14 de março).

Nietzsche (Viriato Soromenho Marques, 4 de abril) inicia a última fase do curso, centrado na filosofia contemporânea, seguido por Paul Ricoeur (Carlos João Correia, 11 de abril), Simone Weil (Maria José Vaz Pinto, 18 de abril) e Agostinho da Silva (Paulo Borges, 2 de maio).

Os encontros decorrem das 18h15 às 20h00 horas. As inscrições, limitadas, devem ser feitas na Capela do Rato, ao domingo, após a missa, que começa às 11h30. O custo tem «o valor simbólico» de 30 euros, a pagar na inscrição.

 

Rui Martins
Publicado em 23.12.2015 | Atualizado em 20.04.2023

 

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos