Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

O valor do cuidado

Estamos habituados a valorizar o cuidado em termos éticos, mas não em termos económicos. E isto cria injustiças de fundo na organização das nossas sociedades.

Na balança carregamos todo o peso sobre o prato da produtividade, como se a mãe que cuida dos filhos, as famílias que cuidam os seus idosos, ou as multidões de voluntários que dedicam gratuitamente parte do seu tempo a todo o género de causa humana não gerassem um valor real e indispensável ao nosso viver comum.

Sobre esta questão chama a atenção a filósofa canadiana Jennifer Nedelsky, que considera urgente superar a situação atual.

Nedelsky participa há muitos anos no debate sobre um enquadramento diferente (inclusive económico) das relações sociais entre homens e mulheres, jovens e idosos, ricos e pobres. E alerta que, sem um novo equilíbrio entre a cultura do trabalho e do cuidado, será a democracia a pagar dramaticamente o preço.

No seu projeto, por exemplo, as horas semanais de trabalho devem diminuir, a fim de que, em contrapartida, cada adulto possa dedicar-se às artes do cuidado, e isso seja incluído na sua remuneração final.

A própria ideia do que é o sucesso deve ser modificada, caso contrário continuará a haver analfabetos nas dimensões humanas fundamentais. O termómetro da excelência deve ser a vida integral, não unicamente o trabalho produtivo.


 

D. José Tolentino Mendonça
In Avvenire
Trad.: Rui Jorge Martins
Imagem: VadimGuzhva/Bigstock.com
Publicado em 03.05.2019

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos