Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Cinema

"O segredo do Licorne": as aventuras de Spielberg, Peter Jackson e Tintin

Desde que foi conhecida a intenção de transformar as fabulosas aventuras do repórter de Hergé em banda desenhada numa mega produção cinematográfica bem diferente das versões de desenho animado até aqui produzidas, sabia-se: eis uma nova aventura de Tintin... e de alto risco.

Contar com Spielberg e Peter Jackson não foram os  primeiros fatores de minimização do risco. Contudo, a expectativa do público e o grau de incógnita sobre a sua reação mantiveram-se proporcionalmente elevados até ao momento da estreia.

Nem podia ser de outra forma. Afinal, são muitas as gerações que desde 1929 vibram com o génio de Hergé e o caráter único do inimitável Tintin. Uma personagem que gerou, além de um extraordinário elenco de amigos, inimigos e figurantes, um lexico próprio. Quer na língua original quer nas traduções.

Fotograma

Poucos seremos os que não associam fácil e instantaneamente a cada personagem as imortalizadas expressões “c’o a breca”, de Tintin,  “com mil milhões de macacos”, do incorrigível e impetuoso Capitão Haddock ou os reiterados “diria mesmo mais...” dos inseparáveis e desastrados Dupond e Dupont. O mesmo se aplica ao estridente “ah...rio-me por me ver tão bela!...” de Bianca Castafiore ou os divertidos equívocos do surdíssimo Professor Girassol. Não esquecendo a peculiar delicadeza de Oliveira da Figueira, representação nacional que Hergé eternizou.

Fotograma

Passar tal registo para cinema seria então a maior aventura e prova de resistência do legado Tintin. Depois de vista, esta versão cinematográfica que conta com o extraordinário domínio de uma fantástica técnica digital, um visível cuidado em manter a fidelidade ao discurso e registo de Hergé e uma clara prova das muitas e muitas horas de respeitável trabalho que o empreendimento terá envolvido, não evita, para a geração BD ou mesmo de desenho animado, a sensação de que estas não são, genuinamente, “As  Aventuras de Tintin”, mas mais a grande aventura de Steven Spielberg e Peter Jackson com Tintin!

Só para começar, a bordo de “O Segredo do Licorne”...

Fotograma

 

Fotograma

 

 

 

Margarida Ataíde
© SNPC | 01.11.11

Cartaz

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página