Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

O novo provincianismo

O novo provincianismo

Imagem vitalytitov/Bigstock.com

«No nosso tempo os homens parecem mais impelidos a confundir a sabedoria com a doutrina e a doutrina com a informação. Está a desenvolver-se uma nova espécie de provincianismo, feito não de espaço mas de tempo: o mundo é propriedade exclusiva dos vivos, uma propriedade de que os mortos não detêm ações.»

Morreu há mais de meio século, em 1965, e todavia as palavras de um dos máximos poetas do séc. XX, Thomas S. Eliot, atingem em cheio a sociedade e a cultura em que hoje vivemos.

Não é verdade que inclusive a escola se está a adequar à veneração da nova trindade “Internet-Inglês-Empresa”, fixando-se totalmente no presente, no utilitarismo, na informação?

Trata-se de um provincianismo temporal: a grande herança civil, cultural e espiritual do passado é agora ostracizada ou ignorada; totalmente outras são as questões que emergem, as da eficiência, da lógica do mercado e do consumo, da produtividade.

E, desta forma, troca-se a sabedoria, que é visão de conjunto, pelas teorias de uma técnica sofisticada mas desumana e amoral, e confunde-se a doutrina teórico-prática com uma informação superficial.

Por isso é necessário não ter medo de repropor, também na religião, o conhecimento sério do grande legado que está atrás de nós, evitando a redução ao imediato, ao utilitarista, à superficialidade. É preciso regressar ao rigor da investigação não só científica, mas também humanista.

Tinha razão o filósofo francês Jean-Jacques Rosseau quando, em “A nova Heloísa”, escrevia: «A arte de interrogar não é fácil como se pensa. É arte mais de mestres do que de discípulos: é preciso já ter aprendido muito para saber perguntar o que não se sabe».



 

Card. Gianfranco Ravasi
Pres. do Conselho Pontifício da Cultura
In "Avvenire"
Trad.: SNPC
Publicado em 27.11.2017

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos