Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Cinema

O Hobbit - Uma viagem inesperada: a defesa do Bem por heróis que de pequenos se fazem grandes

Passam nove anos desde que a trilogia "Senhor dos Anéis" estreou o último episódio em Portugal. A obra do escritor sul africano John Ronald Reuel Tolkien, que apaixona gerações desde a década de 50, conquistou uma vasta quantidade de público e de crítica graças à adaptação cinematográfica dirigida por um mestre do cinema fantástico, Peter Jackson, e a sua equipa.

Sobejamente aguardado, chega agora às salas de cinema o primeiro de três novos episódios da obra que justificou a reunião da irmandade do anel: "O Hobbit", publicado em 1937.

É tempo de conhecer o passado heroico de Bilbo Baggins, tio de Frodo, o primeiro hobbit de Bagsend (fundo do saco) a embarcar numa inesperada aventura por terras e povos da Terra Média.

Fotograma

Visitado por Gandalf, o intemporal feiticeiro guardião da paz e da concórdia no mundo de Tolkien, Bilbo é desafiado a deixar o conforto do lar e do seu tranquilo quotidiano para partir com o povo anão à reconquista da Montanha Solitária, que este povo há muito perdera.

Liderado por Thorin, o herdeiro que nunca esqueceu nem perdoou aquela perda e a do pai às mãos de um tenebroso Orc, o grupo enfrenta inúmeros perigos com a convicção e teimosia própria dos anões, enriquecida pela humilde perícia de um simples hobbit.

Fotograma

Ao longo da tempestuosa demanda torna-se claro que a ameaça que paira sobre a Terra Média vai bem além da investida dos Orcs ou do dragão Smaug: no dia em que o coração da Montanha Solitária foi descoberto, por atarefados anões forjando as extraordinárias riquezas da terra, libertou-se o Mal...

Assim começa a nova aventura da ‘parceria’ J.R.R. Tolkien/Peter Jackson, que chega aos cinemas com a mais inovadora tecnologia cinematográfica: a High Frame Rate 3D, que em vez dos habituais 24 fotogramas por segundo filma 48. O resultado não tem sido consensual mas não é aqui apreciado, visto a versão disponibilizada à imprensa entre nós (a que por norma antecede as estreias abertas ao público) não ter sido a inovadora...

Fotograma

Visto em 3D, “O Hobbit – Uma Viagem Inesperada” é um entusiasmante regresso ao espírito venturoso de Tolkien e à sobeja riqueza simbólica das suas criações, onde o Bem e o Mal se confrontam num combate protagonizado não por heróis com super poderes, nem pelo recurso à magia, mas por gente que de pequena, simples e humilde se faz grande: desacomodando-se pela defesa do Bem, não em causa própria mas comum - o  direito de outro povo à sua terra.

"O Hobbit" estreia em Portugal esta quinta-feira, 13 de dezembro.

Fotograma

 

Fotograma

 

Fotograma

 

Fotograma

 

 

 

Margarida Ataíde
Grupo de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
In Agência Ecclesia
12.12.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Poster

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.