Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

“O dia em que o sol bailou”: Santuário de Fátima apresenta coreografia evocativa da última aparição

Imagem Cartaz do projeto (det.) | D.R.

“O dia em que o sol bailou”: Santuário de Fátima apresenta coreografia evocativa da última aparição

“O dia em que o sol bailou” é o título da obra coreográfica alusiva à última aparição da Virgem Maria na Cova da Iria, a 13 de outubro de 1917, que vai ser apresentada em maio de 2016 no Santuário de Fátima, revelou hoje a sua sala de imprensa.

A afirmação «sou do Céu», enunciada por Maria aos pastorinhos aquando do primeiro encontro, constitui «a semente» do projeto, e é com ele que a companhia “Vortice Dance Company”, sediada em Fátima, iniciará o espectáculo.

A génese criativa passou a etapa da investigação dos conteúdos, estando agora «numa fase de pesquisa e de construção de todo o grafismo que servirá de suporte ao espetáculo», explicaram os coreógrafos e bailarinos Cláudia Martins e Rafael Carriço.

«Quando falamos em pesquisa, falamos na criação de vários caminhos e na triagem dos mesmos. Trilhos que criamos e que de uma forma orgânica e criativa nos permitem fazer a simbiose de um conteúdo temático muito específico e sublime do ponto de vista humano e espiritual, com uma linguagem artística contemporânea e multidisciplinar», referem.

Os autores sublinham que a sua criação incide sobre os aspetos que mais os «sensibilizam e surpreendem» na história e «extensão da palavra de Nossa Senhora de Fátima no tempo e no espaço, que será o mesmo que dizer, até aos dias de hoje e no mundo inteiro».

«É nesta fase que estamos a definir as partes que realmente pretendemos descrever de forma literal e fidedigna, como certos pormenores da vida dos pastorinhos e os factos a partir dos quais pretendemos criar metáforas com situações dos dias de hoje», mostrando a atualidade das aparições, tendo em conta que «as artes performativas além de questionarem e de transformarem, também podem ser um veículo de mensagens».

O segundo trabalho da “Vortice Dance Company” para o Santuário de Fátima pretende «criar um formato artístico inovador, que reflita a essência da Mensagem de Fátima na sua plenitude. O ontem, hoje e amanhã, tocados pela força mobilizadora da fé e da oração; um espetáculo diferente que seja transversal às diferentes gerações».

A coreografia vai ser apresentada no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, nos dias 11, 13 e 15 de maio.

A primeira encomenda do Santuário à companhia de dança ocorreu em 2006, com a peça "A solo com os anjos", desenvolvida para as celebrações dos 90 anos das aparições do anjo na Cova da Iria. A coreografia foi apresentada em várias cidades portuguesas, sido levada, a convite da embaixada de Portugal em Marrocos, a Rabat e Casablanca.

 




Rui Jorge Martins
Publicado em 22.09.2015 | Atualizado em 21.04.2023

 

 
Imagem Cartaz do projeto (det.) | D.R.
O segundo trabalho da “Vortice Dance Company” para o Santuário de Fátima pretende «criar um formato artístico inovador, que reflita a essência da Mensagem de Fátima na sua plenitude. O ontem, hoje e amanhã, tocados pela força mobilizadora da fé e da oração
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos