Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Cinema

O cônsul de Bordéus

Chegou aos cinemas portugueses a primeira longa-metragem inspirada na história de Aristides de Sousa Mendes. “O cônsul de Bordéus” regressa a 1940 para retratar a vida do diplomata que desobedeceu a Salazar e concedeu vistos em massa, salvando 30 mil refugiados, 10 mil deles judeus.

Vítor Norte empresta as feições ao cônsul português. Uma tarefa que encarou como uma responsabilidade de peso. «Heróis que matam há muitos, heróis que salvam há poucos», sublinha o ator.

Para construir a personagem, leu tudo o que podia, conversou com familiares de Sousa Mendes. Surpreendeu-se com a afeição dos portugueses pelo cônsul. Recorda a altura em que, juntamente com os realizadores Francisco Manso e João Correa, percorreu vários oculistas de Lisboa «a procurar uns óculos que dessem mais ou menos para aquela época» e «praticamente toda a gente conhecia o Aristides e tinha grande admiração por ele».

Fotograma

O filme revisita a sua história através de uma personagem ficcionada, mas que podia ser real: um maestro é entrevistado por uma jornalista e recorda como foi salvo da perseguição nazi, aos dez anos, pelo cônsul português.

“O Cônsul de Bordéus” abriu a semana do cinema português em Telavive, Israel, em 2011, perante uma sala esgotada. «Foi uma receção entusiástica, as pessoas no fim bateram palmas, vieram abraçar-me, falaram do Aristides... O mesmo aconteceu na Índia, onde o filme abriu um festival gigante. Em Bruxelas teve um acolhimento extraordinário, as pessoas bateram palmas uma quantidade de minutos, de pé...», recorda.

Fotograma

“O Cônsul de Bordéus” deverá depois ser exibido em escolas, «para as pessoas mais novas saberem quem foi o Aristides». O ator acredita que o filme poderá também ser importante para agilizar «a reconstrução da casa de Aristides, que está completamente a cair. Mais um inverno e não sei se ficará mesmo no chão».

Com argumento de António Torrado e João Nunes, o filme é uma produção de Portugal, Espanha e Bélgica, filmada entre Viana do Castelo e Bordéus.

 

 

Catarina Santos
In Página 1
08.11.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Cartaz

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.