Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Novo vitral de catedral inspira-se no “Cântico das Criaturas” e mostra papa com S. Francisco

Harold Van de Perre vive com a sua esposa na bela cidade belga de Dendermond desde 1966. Quando o pintor e artista de vitrais fala, o interlocutor sustém imediatamente a respiração para ouvir sua história. Van de Perre estudou arquitetura monumental na Escola de Arquitetura Sint-Lucas, em Gent, tendo-se tornado professor da instituição.

Projetou belíssimos vitrais para muitas igrejas e capelas na Flandres, Holanda e Alemanha, e também escreveu vários livros de arte, sobre Rubens, entre outros, e sobre o seu desejo de beleza nas artes. Assinou também vários documentários sobre arte e foi orador convidado da Academia Russa de Belas Artes de São Petersburgo. E isto é apenas uma parte do seu impressionante currículo.

Em 2017, Van de Perre profere uma palestra sobre arte cristã num encontro da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém. No final da conferência, alguém pergunta se ele ainda tem algo a desejar. A brincar, replica: «Um Mercedes ou um vitral para a catedral de St. Bavo, em Gent».

Apenas duas semanas depois, fica a saber, com grande surpresa, que o seu desejo mais profundo será realizado: alguns amigos fizeram uma doação que lhe permite desenhar um vitral para a sua amada catedral.

Depois de conversações com a diocese de Gent, a Flandres Heritage Agency e o conselho da paróquia, foi-lhe dada liberdade total para projetar um vitral figurativo. As únicas instruções que recebeu foi ter presente a dimensão da misericórdia e a figura do P. Damião, santo belga, também chamado de “mártir da caridade”, que se tornou conhecido por dedicar parte da vida a cuidar de leprosos na ilha de Molokai, Havai, onde viria a morrer, em 1889, vítima da doença.



Imagem D.R.


Na sua mente, Van de Perre ouve S. Francisco de Assis a cantar, no seu coração escuta o “Cântico das Criaturas”. E assim o artista começou a desenhar os vitrais inspirado pelas palavras “Louvado sejas”, que iniciam sete dos versos do poema, e que intitulam a encíclica do papa Francisco sobre o cuidado da casa comum.

Um vitral de 8 m por 3,50 m era um grande desafio, especialmente porque precisava de se contextualizar com os outros vitrais da catedral, que datam de outro período de tempo. Ainda assim o autor considera que a beleza da sua obra «está no segredo da “renovação dentro da tradição”».

A nova janela mostra sete histórias convergentes. Na sua essência, há uma representação do papa Francisco que encontra S. Francisco de Assis, e à sua esquerda o P. Damião com um homem que, como ele, sofre de lepra. O leproso é totalmente apanhado pelos raios de sol que passam do topo para o fundo do vitral.

Retratada acima do P. Damião está a Jerusalém celestial, e à sua esquerda o sol, do qual brota um arco-íris, como sinal de reconciliação entre Deus e o homem, imagem que remonta ao livro do Génesis. Ao lado de S. Francisco veem-se os seus amigos pássaros, conduzidos pela pomba da paz e pelo pelicano, que na tradição cristã simboliza a doação sacrificial de Cristo. Acima está a imagem do Bom Pastor.

Van de Perre está convencido de que hoje em dia a fé cristã não é transmitida pela teologia teórica, dogmática e abstrata. Em vez disso, é transmitida de forma figurada, como ouvir Jesus através das histórias do Evangelho e através das histórias narradas por pinturas, esculturas e vitrais.

O vitral, chamado “Laudato si'”, foi revelado a 14 de dezembro, mas parece que está lá há séculos, em perfeita harmonia com os outros vitrais, como a joia da coroa numa magnífica cantata de cor. Ainda assim, o seu estilo é contemporâneo.



Imagem D.R.

 

Hélène Wesselingh-de Kuiper
In Crux
Trad.: Rui Jorge Martins
Imagem: D.R.
Publicado em 12.03.2019

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos