Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Arquidiocese de Braga

Conferência sobre as "novas linguagens na transmissão da fé"

Carmelo Dotolo, professor de Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana, e de Teologia das Religiões na Pontifícia Universidade Urbaniana, ambas em Roma, vem a Portugal para falar sobre "Novas linguagens na transmissão da fé".

O docente italiano, leigo, casado e pai, cruza «a teologia, a filosofia e a antropologia, no sentido da possibilidade de dizer e pensar Deus à luz da tradição cristã», no «encontro com a diferença não apenas cultural mas com o posicionamento do cristianismo face à pluralidade religiosa», refere a página do Facebook do Auditório Vita, em Braga, que acolhe a sessão.

Dois excertos das várias obras que publicou:

«Não é mais possível dar crédito à tese de que a secularização é eclipse do sagrado (já de si muito presente). É muito mais importante colocar-se à escuta da transformação que ela operou no interior da experiência religiosa e compreender qual reinterpretação do mundo que ela inspira» ("O cristianismo além da modernidade", Pádua, 2012).

«Enquanto ato de liberdade e cifra que reenvia à existência possível de um Outro, a fé invoca um descentramento das próprias certezas e convida a um confiar-se ao Deus que se fez próximo, sem a presunção de poder abandonar as margens da provisoriedade e da precariedade» ("A fé encontro de liberdade", Pádua, 2012).

A conferência realiza-se a 3 de dezembro, às 21h15, e tem tradução em simultâneo.

Cartaz

 

© SNPC | 23.11.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoCarmelo Dotolo

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página