Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Música

Mosteiro dos Jerónimos recebe 3.º ciclo de concertos de órgão

Obras de Felix Mendelssohn, Joseph Rheinberger, Gabriel Fauré e Eugène Gigout compõem o programa do concerto que vai ser oferecido este domingo, 15 de julho, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

O 3.º Ciclo de Concertos de Órgão no Mosteiro dos Jerónimos convidou Mariana Martins (soprano), Maria de Fátima Nunes (meio-soprano) e Sérgio Silva (órgão) para interpretarem peças do romantismo francês e alemão, anuncia uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A iniciativa organizada pela Associação Cultura e Musica nos Jerónimos (ACMJ) prossegue a 29 de julho, com a Integral da obra para órgão de Nikolaus Bruhns (1665-1697), interpretada por Élio Carneiro, e a 5 de agosto António Esteireiro toca obras de Johann Sebastian Bach.

O ciclo termina a 19 de agosto com um programa que inclui composições Johann Sebastian Bach, Jehan Alain e Arvo Pärt executadas por João Segurado.

O novo órgão de coro do Mosteiro dos Jerónimos, construído na Suiça, foi inaugurado em setembro de 2009.

«Apesar da sua reduzida dimensão e de ser um instrumento pensado principalmente para utilização num contexto litúrgico, é também um instrumento versátil e que se adequa à realização de alguns concertos a solo, ou de música de câmara com órgão», explica o site da ACMJ.

A 22 de julho realiza-se, também nos Jerónimos, um concerto a capella com o Coro Spirit Alive de Vancouver (Canadá), dirigido pelo maestro luso-canadiano Tony Araújo. O programa oferece música sacra de compositores da Renascença até à atualidade

Os concertos decorrem sempre às 17h30 e têm entrada livre.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 17.07.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoÓrgão do Mosteiro dos Jerónimos
Foto: Meloteca

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página