Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Teatro

"Morte de Judas" regressa à Cornucópia

O Teatro da Cornucópia, em Lisboa, vai voltar a apresentar o monólogo “Morte de Judas”, do autor francês Paul Claudel, que à semelhança de 2011, ano de estreia, vai ser interpretado por Dinarte Branco.

O espetáculo, «extremamente austero na sua conceção cénica, teve uma ótima receção do público e deu a possibilidade a Dinarte Branco de realizar um trabalho de interpretação extraordinário», recorda o Teatro do Bairro Alto em nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

«A versão da traição de Judas que o próprio Judas enforcado apresenta ao público, pouco canónica mas de um catolicismo exemplar, surpreendentemente tocou fundo o público que pôde assistir a essas representações», acrescenta o texto de divulgação.

Foto

O que vamos ver em “A morte de Judas”?

«“Morte de Judas é como uma carta do Tarot. Ao lado da cruz, imagem simbólica de uma História feita à luz da ideia de um Deus que se fez carne, num curto monólogo, Claudel mostra uma “carta” que não é a da cruz de Cristo, e outro madeiro, a figueira, onde Judas, o Apóstolo para sempre associado ao Mal, à Traição e ao Demónio, depois de trair Cristo, se enforcou. Faz o exercício de lhe dar voz, de, em oposição aos textos sagrados, contar a Morte de Cristo pelo ponto de vista de quem desencadeou toda a Paixão. Ao contrário dos Evangelhos que mitificam a narrativa dos acontecimentos, Judas fala do lugar do Homem, fala enforcado, e resgata a sua condenação moral com um ponto de vista exemplarmente dialético em que demonstra como a sua traição serviu Deus. A figueira, árvore viva e de ramos em todas as direções torna-se no símbolo da crítica, da lucidez, do materialismo, do próprio “livre arbítrio”, do próprio Homem, e opõe-se para sempre à cruz, madeira já morta, indicadora do caminho da salvação.

Foto

O resultado é um estranho e incómodo “objeto”, o monumento a que o Mal não tem direito. Essa estátua ali fica para sempre e afirma, por outras palavras a frase popular: “Deus escreve direito por linhas tortas”. E que é o Homem quem trabalha para Deus.

Este Judas de Claudel não é como o pintaram na Bíblia. Este Judas não se arrependeu, enforcou-se, como tantos seres humanos, por vergonha, ferido na sua honra pelo desprezo dos fariseus. Por orgulho. Para ele, quem miseravelmente se arrepende é Pedro, o fundador da Igreja, fraco e humilde por oposição à força da sua coragem. Este Judas fala para além da Morte, já enforcado da figueira e orgulhoso da sua traição. Judas não tem quase voz nos Evangelhos, pouco dizia. Aqui estamos no teatro e ele fala pelos cabelos. Claudel inventa um homem para Judas, um homem importantíssimo na economia da Paixão. Aquele que corajosamente a desencadeou, escandalizado por razões próprias do Homem, utilização indevida da riqueza. E rendemo-nos à evidência humana do que diz. Claudel chegou a dizer que Judas é o materialismo, dentro da obra de Deus, evidentemente. Mas não é do materialismo oposto ao cristianismo que este texto fala. Dir-se-ia que este Judas não faz parte do mito, fala como um homem que vive sem transcendência, com o senso comum ou o materialismo do nosso tempo. É num ponto de vista totalmente humano, no mais inegável bom-senso e no mais lúcido realismo que se coloca o chamado “traidor”.»

Foto

O monólogo sobe ao palco do Teatro da Cornucópia, Rua Tenente Raúl Cascais, 1-A, de 19 a 29 de janeiro. Dez representações que podem ser vistas de terça-feira a sábado às 21h30 e aos domingos às 16h00.

 

 

 

Teatro da Cornucópia / SNPC
Vídeo: Canal Q
© SNPC | 11.01.12

Imagem

 

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.