Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Missas de domingo na televisão generalista tiveram mais de um milhão de espetadores

As missas transmitidas este domingo na RTP e TVI deram às estações generalistas os recordes deste ano nestas celebrações, ao obterem mais de um milhão de espetadores, revela a página Zapping-TV.

No primeiro domingo em que, por determinação da Conferência Episcopal Portuguesa, não foi permitida a celebração comunitária de eucaristias, para prevenir o contágio e a disseminação do coronavírus, a estação pública começou a transmissão pelas 10h30, com o direto da igreja de S. Tomás de Aquino, em Lisboa.

A missa, presidida pelo pároco, P. Nélio Pita, contou com a participação visível de três membros no coro, dois dos quais instrumentistas, um acólito e uma acólita, e três leigos, que asseguraram a proclamação das três primeiras leituras bíblicas e a oração dos fiéis.

A celebração da “Eucaristia Dominical” na RTP teve uma audiência de 5,4, “share” (com base na totalidade de pessoas que estavam a ver televisão nesse período, percentagem daquelas que seguiram a transmissão) de 17,6% e média de 513 mil espetadores.

Pelas 11h15, arrancou a transmissão da missa na TVI, a partir da igreja de S. Pedro, em Torres Novas, presidida pelo bispo de Santarém, D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

Além do prelado, participaram cerca de dez pessoas na assembleia, oito jovens no coro, três dos quais instrumentistas, um padre, dois diáconos e igual número de acólitos, na missa evocativa do Dia da Cáritas Portuguesa, instituição que marcou presença através do seu presidente e outros membros.

Os dados provisórios da estação de Queluz relativos à missa do 3.º Domingo da Quaresma, fornecidos pela CAEM/GfK, apontam para uma audiência de 5,6, traduzida em 15,5% de “share” e média de 526 600 espetadores.

No domingo anterior, 8 de março, a celebração na TVI alcançou a audiência de 3 e "share" de 11,6%, enquanto na RTP os resultados foram, respetivamente, de 2,8 e 12,4%.

No próximo domingo, 22 de março, a TVI anuncia, no mesmo horário, a transmissão a partir do santuário de Fátima, enquanto a RTP a agenda para as 9h00, ainda sem indicação do local.


 

Rui Jorge Martins
Fonte: Zapping-TV
Imagem: rolffimages/Bigstock.com
Publicado em 17.03.2020

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos