As missas transmitidas este domingo na RTP e TVI deram às estações generalistas os recordes deste ano nestas celebrações, ao obterem mais de um milhão de espetadores, revela a página Zapping-TV.
No primeiro domingo em que, por determinação da Conferência Episcopal Portuguesa, não foi permitida a celebração comunitária de eucaristias, para prevenir o contágio e a disseminação do coronavírus, a estação pública começou a transmissão pelas 10h30, com o direto da igreja de S. Tomás de Aquino, em Lisboa.
A missa, presidida pelo pároco, P. Nélio Pita, contou com a participação visível de três membros no coro, dois dos quais instrumentistas, um acólito e uma acólita, e três leigos, que asseguraram a proclamação das três primeiras leituras bíblicas e a oração dos fiéis.
A celebração da “Eucaristia Dominical” na RTP teve uma audiência de 5,4, “share” (com base na totalidade de pessoas que estavam a ver televisão nesse período, percentagem daquelas que seguiram a transmissão) de 17,6% e média de 513 mil espetadores.
Pelas 11h15, arrancou a transmissão da missa na TVI, a partir da igreja de S. Pedro, em Torres Novas, presidida pelo bispo de Santarém, D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.
Além do prelado, participaram cerca de dez pessoas na assembleia, oito jovens no coro, três dos quais instrumentistas, um padre, dois diáconos e igual número de acólitos, na missa evocativa do Dia da Cáritas Portuguesa, instituição que marcou presença através do seu presidente e outros membros.
Os dados provisórios da estação de Queluz relativos à missa do 3.º Domingo da Quaresma, fornecidos pela CAEM/GfK, apontam para uma audiência de 5,6, traduzida em 15,5% de “share” e média de 526 600 espetadores.
No domingo anterior, 8 de março, a celebração na TVI alcançou a audiência de 3 e "share" de 11,6%, enquanto na RTP os resultados foram, respetivamente, de 2,8 e 12,4%.
No próximo domingo, 22 de março, a TVI anuncia, no mesmo horário, a transmissão a partir do santuário de Fátima, enquanto a RTP a agenda para as 9h00, ainda sem indicação do local.