Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Ministro da Cultura assiste ao último concerto do Festival Terras sem Sombra 2017

Ministro da Cultura assiste ao último concerto do Festival Terras sem Sombra 2017

Imagem vector99/Bigstock.com

O Festival Terras sem Sombra, organizado no âmbito da diocese de Beja, anunciou hoje que o último concerto da edição deste ano, marcado para sábado, contará com a presença do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.

O programa, "Caminho, Verdade e Vida: Motetes e Prelúdios Corais de J. S. Bach", será interpretado pelo Coro Gulbenkian e solistas da Orquestra da mesma instituição, sob a direcção de Michel Corboz, às 21h30, na sé bejense.

«Estas peças, fulcrais para o conhecimento da obra do grande compositor alemão, granjearam-lhe lugar destacado na história da música. Ao mesmo tempo, permitem acompanhar o seu percurso profissional», desde os primeiros anos como organista (1703-08) até ao apogeu, de 1717 a 1750, refere uma nota de imprensa enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Antes do concerto, realiza-se, às 14h30, a visita guiada ao antigo colégio de S. Francisco Xavier, «obra-prima da arquitetura jesuítica», hoje Comando Territorial da GNR, que se mantém como o edifício mais vasto de Beja. O orientador será o historiador de arte José António Falcão, também responsável pelo Festival.

Fiel à programação dos últimos anos, no domingo a seguir ao concerto decorre uma ação prática de salvaguarda da biodiversidade, que a partir das 9h30 visa «a compreensão das relações entre o homem e o Guadiana, enquanto elementos que estruturam a paisagem».

Durante esta temporada o «Festival apresentou solistas e agrupamentos de referência internacional num programa estratégico para a afirmação do Alentejo como destino de arte e natureza, em que Espanha foi o país convidado».

«A iniciativa abriu as portas, pela primeira vez, de palácios, igrejas, conventos, mosteiros e outros locais raramente acessíveis ao público e pôs em evidência aspetos fundamentais do património natural da região», sublinha a organização.



 

SNPC
Publicado em 12.06.2017

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos