Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Mestrado em Estudos de Cultura da Universidade Católica é o terceiro melhor em "ranking" mundial

Imagem

Mestrado em Estudos de Cultura da Universidade Católica é o terceiro melhor em "ranking" mundial

A Eduniversal, organismo sediado em Paris que desde 2007 hierarquiza formações de âmbito superior em 30 áreas do saber a nível mundial, posicionou o mestrado em Estudos de Cultura da Universidade Católica Portuguesa no terceiro lugar do seu "ranking".

A formação integrada na Faculdade de Ciências Humanas, que teve entrada direta na lista, é o único curso nacional no top 25, seguindo-se à Bocconi School of Management de Milão e à Universidade Erasmo de Roterdão, revela a página da universidade.

A vice-reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, sublinha que o mestrado constitui «uma proposta inovadora e arrojada a nível internacional pela forma como promove uma efetiva colaboração entre a universidade e as instituições culturais, dando visibilidade ao setor cultural como área chave para a criação de valor em Lisboa».

«A posição que alcançámos é o reconhecimento por um projeto de equipa estratégico para a Faculdade e para a Universidade, mas também a demonstração da capacidade para competirmos ao mais alto nível internacional», acrescentou.

O mestrado integra a rede "The Lisbon Consortium", parceria entre a Católica, Câmara Municipal de Lisboa e instituições culturais da cidade, como a Fundação Calouste Gulbenkian, Culturgest, Cinemateca Portuguesa, Museu Nacional do Teatro, Fundação Oriente e Centro Nacional de Cultura.

Os principais objetivos do mestrado são «alargar e problematizar as expetativas e os saberes dos mestrandos em relação ao grande número de fenómenos culturais "invisíveis" ou desvalorizados nas sociedades contemporâneas» e «fornecer instrumentos metodológicos» para que os estudantes «fiquem habilitados a proceder a investigação autónoma no campo transdisciplinar» dos Estudos de Cultura.

A formação visa também «promover a reflexão crítica acerca do lugar da cultura no conjunto de práticas artísticas, sociais e políticas», bem como «fomentar a produção de conhecimento sério e rigoroso acerca da cultura e das suas práticas, ao longo dos tempos», de modo a alargar os conhecimentos dos alunos no domínio da história cultural, nacional e global. 

Dividido em quatro semestres e com dezenas de disciplinas opcionais, o mestrado apresenta três especializações: "culturas literárias", "gestão das artes e da cultura" e "performance e criatividade".

No campo da Gestão e Economia, relativo à região da Europa Ocidental, a Eduniversal deu o 14º lugar à Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais na área de Marketing, «o 18º lugar do "Msc [Master of science] in Business Administration" da mesma escola e o 25º lugar do "Msc in Economics".

No âmbito do Direito, a Global School of Law «colocou o seu LL.M. [Master of laws] in International Business Law na 30ª posição do ranking da Europa Ocidental e na primeira posição relativa a Portugal», realça a universidade.

O objetivo da Eduniversal é, mediante a análise de mestrados e MBA, disponibilizar informação que possibilite aos estudantes a melhor escolha de uma instituição académica e de uma carreira profissional, ao mesmo tempo que apresenta dados úteis para os departamentos de recursos humanos das empresas.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 05.01.2015 | Atualizado em 22.04.2023

 

 

 
Imagem
Dividido em quatro semestres e com dezenas de disciplinas opcionais, o mestrado apresenta três especializações: "culturas literárias", "gestão das artes e da cultura" e "performance e criatividade"
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos