Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Música: "Maravilhoso mistério: Música coral renascentista para o Natal"

Música: "Maravilhoso mistério: Música coral renascentista para o Natal"

Imagem Capa (det.) | D.R.

Com o disco intitulado "A wondrous Mystery", o grupo vocal Stile Antico regressa às músicas renascentistas "a cappella" para o tempo do Natal, após o sucesso obtido com o álbum "Puer natus est", dedicado aos compositores ingleses ativos sob a dinastia Tudor.

O novo projeto concentra-se nos autores "continentais" do séc. XVI, de confissão quer luterana quer católica, e foi construído em torno da missa "Pastores quidnam vidistus", do flamengo Jacobus Clemens non Papa (c. 1510-1555), que edifica as secções deste suntuoso trabalho litúrgico utilizando a "parodia".

Para esta técnica, vozes múltiplas extraídas de uma composição preexistente, o agrupamento londrino composto por 12 membros sem maestro toma como modelo um moteto homónimo em cinco partes, cujo material temático aflora por diversas vezes durante todo o desenvolvimento da obra.

Contraforte ideal desta página caracterizada por uma marca de austera solenidade, o "Magnificat" a cinco tons de Hieronymus Praetorius (1560-1629) parece abrir-se para as instâncias protobarrocas, incluindo no seu interior os arranjos a duplo coro dos cantos populares "In dulci jubilo" e "Josef lieber, Josef mein".

Estas duas pedras angulares são intercaladas por trechos de músicos mais ou menos conhecidos, como Michael Praetorius (1571-1621) - sem parentela com Hieronymus -, Hans Leo Hassler (1564-1612) e Johannes Eccard (1553-1611).

Entre eles, esconde-se uma verdadeira pérola oculta: o moteto a cinco vozes "Mirabile mysterium", de Jacob Handl, também conhecido como Jacobus Gallus (1550-1591), que é uma autêntica joia polifónica florescente de audácia compositiva, rica de cromatismos, dissonância e golpes de teatro harmónicos que evocam as audazes experimentações de Carlo Gesualdo.

Uma janela aberta para o "maravilhoso mistério" assinalado no título, que os jovens cantores ingleses desvelam com o habitual impecável domínio de cada meio técnico e expressivo; com a autoridade de uma marcada personalidade artística que lhes concede estar, por direito, entre os intérpretes mais acreditados do repertório renascentista.



 

Andrea Milanesi
In "Avvenire"
Trad. / edição: Rui Jorge Martins
Publicado em 22.12.2016

 

Título: A wondrous Mystery - Renaissance choral music for Christmas
Interpretação: Stile Antico
Editora: Harmonia Mundi
Duração: 1:12:47
Referência editora: HMU 807575

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos