Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

  Mais Igreja : 22.12.2020 

Imagem

  Natal, bispo de Santarém 
  «O Menino do Presépio não rejeita ninguém» 
«É terrível termos de assumir que, se não cuidamos bem dos pobres e necessitados, também não cuidamos bem de Deus!», assinala D. José Traquina, que recorda: «Deus provoca os ambiciosos de grandezas e nasce na sobriedade de uma família pobre e desinstalada».
Saiba mais: Diocese de Santarém

Imagem

  Natal, papa Francisco 
  Bênção “Urbi et orbi” muda de lugar 
Para evitar o contágio entre peregrinos, a mensagem de Natal e a bênção “Urbi et Orbi” serão proferidas no interior do palácio apostólico, e não na janela voltada para a praça de S. Pedro, como habitual. O “Angelus” dos dias 26, 27, 1, 3 e 6 será recitado na biblioteca.
Saiba mais: Vatican News

Imagem

  Natal, bispo do Funchal 
  «Vale a pena viver e lutar para transformar o nosso mundo» 
D. Nuno Brás sublinha que Jesus convida a «encontrar o Pai no rosto de todos os homens e mulheres, sobretudo dos mais pobres e dos que sofrem», é «o grande presente que Deus tem para dar», num ano «tão povoado pela tristeza, pela solidão e pelas interrogações acerca do viver e do morrer», e é resposta «à procura de felicidade».
Saiba mais: Diocese do Funchal

Imagem

  Vaticano 
  «Ninguém deve ser demitido», diz papa aos funcionários 
«Ninguém deve sofrer o efeito económico pernicioso desta pandemia. Todos juntos devemos trabalhar mais para ajudar a resolver este problema que não é fácil», declarou Francisco, adiantando que estão a ser feitos todos os esforços para não diminuir rendimentos dos colaboradores.
Saiba mais: Vatican News

Imagem

  Covid-19, África do Sul 
  Morreram seis religiosas 
«Na ausência de uma vacina, a nossa melhor defesa contra o vírus e o mínimo que podemos fazer é continuar a aderir aos protocolos de segurança, prevenção e contenção, sobretudo porque a maior parte das pessoas e das comunidades se reúne para a celebração das festividades natalícias.»
Saiba mais: Fides

Imagem

  Natal, bispo Castrense 
  Militares e forças de segurança representam «o mais genuíno espírito de Natal» 
Têm sido «para muitas pessoas e para tantas famílias o Rosto próximo que ofereceu humanidade, a Mão amiga que deu amparo, o Gesto de acolhimento, a Alma que restituiu alento e resiliência. E tudo na mais absoluta e total disponibilidade e dedicação», destaca D. Rui Valério.
Saiba mais: Ordinariato Castrense

Imagem

  Arqueologia 
  Descobertas no Getsémani remontam ao tempo de Jesus 
Nos últimos meses foram encontrados, próximo do local da agonia de Jesus antes da crucificação, uma banheira para o ritual judaico e alguns restos de edifícios cristãos dos períodos Cruzado e Bizantino.
Saiba mais: Vatican News

Imagem

  Identidade do sacerdote 
  Padres não são «meros tarefeiros» 
Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, diz aos sacerdotes que precisam de ter tempo para «reestruturar» a sua vida com Deus, para a evangelização «serena e alegre», «crescer na comunhão» com o povo, cuidar de si, «refletir, pensar, estudar», «criar redes de intercâmbio e de partilha de vida, de ideias».
Saiba mais: Arquidiocese de Braga

Imagem

  Natal, arcebispo de Braga 
  «Precisamos de estar juntos nas nossas igrejas» 
«A coragem de recuperar a amabilidade é tarefa para todas as relações sociais, a exigir uma verdadeira mudança do estilo de vida, mas encontra espaço de um modo especial na família. É aqui, em primeiro lugar, que teremos de ser amáveis, com tudo o que isto significa, uns para com os outros», declara D. Jorge Ortiga..
Saiba mais: Arquidiocese de Braga

Imagem

  Cabo Delgado, Moçambique 
  Papa expressa «proximidade e grande amor» 
Bispo de Pemba foi recebido por Francisco: D. Luiz Lisboa relatou que cidade, com 150 mil deslocados, está próxima de esgotar capacidade de acolhimento. Prelado enaltece apoio de entidades como o Santuário de Fátima, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e Cáritas de várias partes do mundo.
Saiba mais: Vatican News

Imagem

  Covid-19o 
  Vacinas são «moralmente aceitáveis» 
Congregação para a Doutrina da Fé apoia uso de vacinas «que tenham usado linhas celulares de fetos abortados no seu processo de pesquisa e produção». O seu uso «não significa cooperação formal com o aborto do qual derivam as células» com as quais foram produzidas.
Saiba mais: Vatican News

Imagem

  Covid-19, Brasil 
  Governo não agiu como devia 
Presidente do episcopado católico, D. Walmor de Azevedo, considera que presidente e ministros «ignoraram as preciosas contribuições do campo científico», o que contribuiu «para que muitos [na população] não cumprissem as medidas de prevenção». Até hoje morreram 21 padres por causa da pandemia.
Saiba mais: UOL


Edição: Rui Jorge Martins
Imagens: D.R.
Publicado em 22.12.2020

 

 

Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos