Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

  Mais Cultura : 18.12.2020 

Imagem

  Covid-19 
  Perdas na Cultura estimadas em mais de 70% 
Número é avançado por agentes culturais, sendo comum a areas como editores e livreiros, artes de palco, cinema, museus e festivais. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, em 2019 o setor representou 3,3% do Produto Interno Bruto.
Saiba mais: Jornal de Notícias

Imagem

  Cinema 
  Academia dos Óscares rejeita candidatura portuguesa 
Exclusão de "Listen", Ana Rocha de Sousa, causada por ter menos de 50% falado em língua não-inglesa. Academia Portuguesa de Cinema abre nova votação para escolher candidato à nomeação para Melhor Filme Internacional.
Saiba mais: Sapo

Imagem

  Jornalismo 
  Alexandra Carita distinguida com Prémio Carreira de Jornalismo Cultural 
Sociedade Portuguesa de Autores destaca «competência, dedicação e profissionalismo como que tratou e trata os temas de índole cultural». Instituição também concedeu galardões a Rodrigo Leão, pelo disco editado este ano, Cândido Mota, «um dos nomes mais destacados da história da rádio em Portugal», e cantor Luís Severo.
Saiba mais: Expresso

Imagem

  Peregrinação 
  Municípios e Turismo do Centro certificam Caminhos de Santiago 
Associação Via Lusitana apela à criação de mais albergues. Trabalho realizado até agora definiu nove etapas no caminho central, entre Golegã e Oliveira de Azeméis, num total de 210 km. Está em curso diagnóstico de sinalização do itinerário e dos pontos de interesse, a partir de descrição feita pelo P. Giovanni Confalonieri fez nos finais do século XVI.
Saiba mais: Público

Imagem

  Arquitetura 
  Autor do Museu Judaico de Berlim vai projetar o de Lisboa 
Espaço previsto para Alfama planeado agora para Pedrouços, com muito maior dimensão que localização anterior. O polaco-americano Daniel Libeskind desenhou os museus e memoriais judaicos e do Holocausto em São Francisco, Países Baixos, Canadá e EUA, bem como reconversão do “Ground Zero”, em Nova Iorque.
Saiba mais: Público

Imagem

  Exposição 
  Galeria Municipal do Porto conta história das artes portuenses entre 1945 a 2010 
“Que horas são que horas”«permite compreender as muitas faces da “civitas”e as cumplicidades transformadoras entre artistas, agentes culturais e públicos que a conformam». Até 14 de fevereiro.
Saiba mais: Galeria Municipal do Porto

Imagem

  Literatura 
  Ana Luísa Amaral distinguida com prémio Vergílio Ferreira 
Obra da poetisa «habita um território poético que toma como elemento central a tensão entre a observação da realidade quotidiana e a capacidade de expressão e compreensão através da palavra escrita», assinala júri do galardão atribuído pela Universidade de Évora.
Saiba mais: Lusa/Renascença

Imagem

  Música 
  Morreu cantora cabo-verdiana Celina Pereira 
«Para além de uma grande produção musical e literária, a Celina Pereira era também uma reconhecida ativista social e cultural, uma das promotoras mais consistentes à candidatura da Morna a Património Imaterial da Humanidade», lembra Embaixada de Cabo Verde em Lisboa, cidade onde faleceu.
Saiba mais: Lusa/Observador

Imagem

  Poesia 
  Luís Filipe Castro Mendes vence Grande Prémio Teixeira de Pascoaes 
Antigo ministro da Cultura venceu distinção referente a 2018/19 da Associação Portuguesa de Escritores/Câmara Municipal de Amarante com a obra “Poemas reunidos”. Júri destacou «revisitação e renovação das formas clássicas, elegia e soneto e, em especial, a relação com a tradição camoniana».
Saiba mais: Público

Imagem

  Literatura 
  Marta Pais Oliveira vence Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís 
Romance “Escavadoras” «atrai não só pelas vertentes oníricas como a narrativa se organiza, mas também pelo sentimento de perda que une o universo existencial das personagens», assinala júri do galardão promovido pela Estoril Sol. Obra vai ser publicada pela Gradiva.
Saiba mais: Lusa/SIC

Imagem

  Presidência portuguesa da União Europeia 
  Programação cultural destaca mulheres 
Próximo semestre apresenta artes visuais, teatro, cinema e música. Do ponto de vista político a prioridade é a «recuperação e retoma dos setores culturais e criativos». Concerto inaugural terá fadistas acompanhados da Orquestra Sinfónica Portuguesa.
Saiba mais: Observador

Imagem

  Teatro 
  Sara Barros Leitão recebe Prémio Revelação 
Distinção atribuída, pela primeira vez, pelo Teatro Nacional D. Maria II distingue qualidade e inovação de artistas até 30 anos. Atualmente prepara texto da sua autoria, para levar ao palco em 2021, “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa”.
Saiba mais: Observador

Imagem

  Distinção 
  Eça de Queiroz recomendado para honras de Panteão Nacional 
PS apresentou no Parlamento projeto de resolução, nos 120 anos da morte do diplomata e escritor de obras como “Os Maias”. Deputados sustentam que autor «não só contribuiu como poucos para a expansão da cultura portuguesa, como o fez sob a égide de um forte carácter humanista».
Saiba mais: Sábado

Imagem

  Teatro 
  Diogo Infante reconduzido como diretor artístico 
Ator e encenador mantém cargo no Teatro da Trindade por três anos. O seu projeto «tem-se traduzido em significativos sucessos de adesão do público e da critica, alicerçados em textos de autor reconhecidos ou inovadores, e na conciliação de nomes consagrados com novas gerações emergentes».
Saiba mais: Lusa/Notícias ao Minuto

Imagem

  Património 
  Palácio da Pena, em Sintra, foi o monumento mais visitado em Portugal em 2019 
Na lista seguem-se o palácio nacional de Sintra e os museus de Arte Contemporânea de Serralves, Coleção Berardo e Tesouro da Sé do Porto, revelou Instituto Nacional de Estatística. Museus, palácios e monumentos portugueses registaram 19,8 milhões de visitants, mais 1,5% do que em 2018, 52,3% estrangeiros.
Saiba mais: Lusa/RTP

Imagem

  Solidariedade 
  União Audiovisual apoia 250 famílias por mês 
Grupo informal de entreajuda para trabalhadores do setor da cultura foi criado em março, quando atividade ficou paralisada pela pandemia. Além da recolha de bens alimentares em pontos fixos ou espetáculos, têm acontecido ações esporádicas de apoio.
Saiba mais: Observador

Imagem

  Património 
  Braga e Guimarães unidos pelos sacromontes 
Programa visa reabilitar e preservar património construído e natural. Área florestal com mais de 2.600 hectares abrange imóveis como Bom Jesus do Monte, citânia de Briteiros, povoados castrejos de Santa Marta das Cortiças e Sabroso, basílica do Sameiro e igrejas de Santa Maria Madalena e de Santa Marta do Leão.
Saiba mais: Lusa/RTP


Edição: Rui Jorge Martins
Imagens: D.R.
Publicado em 18.12.2020

 

 

 


Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos