Covid-19
Perdas na Cultura estimadas em mais de 70%
Número é avançado por agentes culturais, sendo comum a areas como editores e livreiros, artes de palco, cinema, museus e festivais. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, em 2019 o setor representou 3,3% do Produto Interno Bruto.
Saiba mais: Jornal de Notícias
Cinema
Academia dos Óscares rejeita candidatura portuguesa
Exclusão de "Listen", Ana Rocha de Sousa, causada por ter menos de 50% falado em língua não-inglesa. Academia Portuguesa de Cinema abre nova votação para escolher candidato à nomeação para Melhor Filme Internacional.
Saiba mais: Sapo
Jornalismo
Alexandra Carita distinguida com Prémio Carreira de Jornalismo Cultural
Sociedade Portuguesa de Autores destaca «competência, dedicação e profissionalismo como que tratou e trata os temas de índole cultural». Instituição também concedeu galardões a Rodrigo Leão, pelo disco editado este ano, Cândido Mota, «um dos nomes mais destacados da história da rádio em Portugal», e cantor Luís Severo.
Saiba mais: Expresso
Peregrinação
Municípios e Turismo do Centro certificam Caminhos de Santiago
Associação Via Lusitana apela à criação de mais albergues. Trabalho realizado até agora definiu nove etapas no caminho central, entre Golegã e Oliveira de Azeméis, num total de 210 km. Está em curso diagnóstico de sinalização do itinerário e dos pontos de interesse, a partir de descrição feita pelo P. Giovanni Confalonieri fez nos finais do século XVI.
Saiba mais: Público
Arquitetura
Autor do Museu Judaico de Berlim vai projetar o de Lisboa
Espaço previsto para Alfama planeado agora para Pedrouços, com muito maior dimensão que localização anterior. O polaco-americano Daniel Libeskind desenhou os museus e memoriais judaicos e do Holocausto em São Francisco, Países Baixos, Canadá e EUA, bem como reconversão do “Ground Zero”, em Nova Iorque.
Saiba mais: Público
Exposição
Galeria Municipal do Porto conta história das artes portuenses entre 1945 a 2010
“Que horas são que horas”«permite compreender as muitas faces da “civitas”e as cumplicidades transformadoras entre artistas, agentes culturais e públicos que a conformam». Até 14 de fevereiro.
Saiba mais: Galeria Municipal do Porto
Literatura
Ana Luísa Amaral distinguida com prémio Vergílio Ferreira
Obra da poetisa «habita um território poético que toma como elemento central a tensão entre a observação da realidade quotidiana e a capacidade de expressão e compreensão através da palavra escrita», assinala júri do galardão atribuído pela Universidade de Évora.
Saiba mais: Lusa/Renascença
Música
Morreu cantora cabo-verdiana Celina Pereira
«Para além de uma grande produção musical e literária, a Celina Pereira era também uma reconhecida ativista social e cultural, uma das promotoras mais consistentes à candidatura da Morna a Património Imaterial da Humanidade», lembra Embaixada de Cabo Verde em Lisboa, cidade onde faleceu.
Saiba mais: Lusa/Observador
Património
Museu do Relógio procura mecenas
Exclusão de "Listen", Ana Rocha de Sousa, causada por ter menos de 50% falado em língua não-inglesa. Academia Portuguesa de Cinema abre nova votação para escolher candidato à nomeação para Melhor Filme Internacional.
Saiba mais: TSF
Poesia
Luís Filipe Castro Mendes vence Grande Prémio Teixeira de Pascoaes
Antigo ministro da Cultura venceu distinção referente a 2018/19 da Associação Portuguesa de Escritores/Câmara Municipal de Amarante com a obra “Poemas reunidos”. Júri destacou «revisitação e renovação das formas clássicas, elegia e soneto e, em especial, a relação com a tradição camoniana».
Saiba mais: Público
Literatura
Marta Pais Oliveira vence Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís
Romance “Escavadoras” «atrai não só pelas vertentes oníricas como a narrativa se organiza, mas também pelo sentimento de perda que une o universo existencial das personagens», assinala júri do galardão promovido pela Estoril Sol. Obra vai ser publicada pela Gradiva.
Saiba mais: Lusa/SIC
Presidência portuguesa da União Europeia
Programação cultural destaca mulheres
Próximo semestre apresenta artes visuais, teatro, cinema e música. Do ponto de vista político a prioridade é a «recuperação e retoma dos setores culturais e criativos». Concerto inaugural terá fadistas acompanhados da Orquestra Sinfónica Portuguesa.
Saiba mais: Observador
Teatro
Sara Barros Leitão recebe Prémio Revelação
Distinção atribuída, pela primeira vez, pelo Teatro Nacional D. Maria II distingue qualidade e inovação de artistas até 30 anos. Atualmente prepara texto da sua autoria, para levar ao palco em 2021, “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa”.
Saiba mais: Observador
Distinção
Eça de Queiroz recomendado para honras de Panteão Nacional
PS apresentou no Parlamento projeto de resolução, nos 120 anos da morte do diplomata e escritor de obras como “Os Maias”. Deputados sustentam que autor «não só contribuiu como poucos para a expansão da cultura portuguesa, como o fez sob a égide de um forte carácter humanista».
Saiba mais: Sábado
Teatro
Diogo Infante reconduzido como diretor artístico
Ator e encenador mantém cargo no Teatro da Trindade por três anos. O seu projeto «tem-se traduzido em significativos sucessos de adesão do público e da critica, alicerçados em textos de autor reconhecidos ou inovadores, e na conciliação de nomes consagrados com novas gerações emergentes».
Saiba mais: Lusa/Notícias ao Minuto
Património
Palácio da Pena, em Sintra, foi o monumento mais visitado em Portugal em 2019
Na lista seguem-se o palácio nacional de Sintra e os museus de Arte Contemporânea de Serralves, Coleção Berardo e Tesouro da Sé do Porto, revelou Instituto Nacional de Estatística. Museus, palácios e monumentos portugueses registaram 19,8 milhões de visitants, mais 1,5% do que em 2018, 52,3% estrangeiros.
Saiba mais: Lusa/RTP
Solidariedade
União Audiovisual apoia 250 famílias por mês
Grupo informal de entreajuda para trabalhadores do setor da cultura foi criado em março, quando atividade ficou paralisada pela pandemia. Além da recolha de bens alimentares em pontos fixos ou espetáculos, têm acontecido ações esporádicas de apoio.
Saiba mais: Observador
Património
Braga e Guimarães unidos pelos sacromontes
Programa visa reabilitar e preservar património construído e natural. Área florestal com mais de 2.600 hectares abrange imóveis como Bom Jesus do Monte, citânia de Briteiros, povoados castrejos de Santa Marta das Cortiças e Sabroso, basílica do Sameiro e igrejas de Santa Maria Madalena e de Santa Marta do Leão.
Saiba mais: Lusa/RTP