Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

  Mais Cultura : 20.10.2020 

Imagem

  Música 
  Remix Ensemble assinala 20 anos 
"Ensemble" de música contemporânea festeja hoje aniversário na Casa da Música, Porto, com um "Requiem" encomendado ao compositor italiano não-crente Francesco Filidei. Agrupamento apresentou quase uma centena de peças em estreia mundial e gravou vários discos.
Saiba mais: Público

Imagem

  Leituras 
  Mercado livreiro recupera, mas continua com saldo negativo 
Depois de queda abrupta provocada pelo confinamento, a venda de livros em Portugal recuperou «significativamente», mas permanece muito abaixo dos valores do ano passado (-15,8%), refere a Gfk. Nos primeiros nove meses do ano, o livro mais popular entre os leitores que residem em países europeus foi, segundo a Gfk Portugal, "O enigma do quarto 622", de Jöel Dicker.
Saiba mais: Observador

Imagem

  Banda desenhada 
  "A viagem mais longa" evoca circum-navegação de Fernão de Magalhães 
Obra, lançada hoje, tem argumento de João Ramalho-Santos, ilustrações de Miguel Jorge e cores de Jacky Filipe. Edição de Ciência Viva e Estrutura de Missão do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação.
Saiba mais: Bandas Desenhadas

Imagem

  Exposição 
  Ai Weiwei expõe obras inéditas em Portugal 
"Rapture”, do ativista chinês, inaugura a 4 de junho, em Lisboa. Mostra expõe trabalhos emblemáticos do artista e obras criadas para Portugal. Promotora explica que título da mostra pode dizer «o momento transcendente que conecta a dimensão terrena e a dimensão espiritual; o sequestro dos direitos e liberdades de cada um; e a ligação entre o entusiasmo sensorial com o êxtase».
Saiba mais: Sapo

Imagem

  Património 
  Igrejas classificadas como Monumentos de Interesse Público 
Governo anunciou e reformulou 19 distinções de interesse público, entre as quais as igrejas de S. Joao da Ribeira (Ponte de Lima), Misericórdia (Abrantes) e convento de S. Francisco (Coimbra). Fábrica Confiança (Braga), Confeitaria Nacional e Liceu Feminino Maria Amália Vaz de Carvalho (Lisboa) e aldeia de Castelo Novo (Fundão) fazem parte da lista.
Saiba mais: Público

Imagem

  Obituário 
  Helena Marques 
Jornalista e escritora publicou seis obras entre 1992 e 2010. Em 2013 foi-lhe atribuído o Prémio Gazeta de Mérito. Morreu segunda-feira, aos 85 anos.
Saiba mais: Observador

 

 


Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos