Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Luís Miguel Cintra recita "As sete últimas palavras de Cristo na cruz"

Luís Miguel Cintra recita "As sete últimas palavras de Cristo na cruz"

Imagem Luís Miguel Cintra | D.R.

O ator e encenador Luís Miguel Cintra vai recitar "As sete últimas palavras de Cristo na cruz", musicalmente composta pelo austríaco Joseph Haydn (1732-1809), acompanhado pelo Quarteto Lacerda, em sessões a realizar em Lisboa, Porto, Braga e Batalha.

Composta em 1786 para as celebrações da Sexta-Feira Santa da cidade de Cádis, a obra, quer na sua versão sinfónica quer na sua versão para quarteto de cordas, «surpreende pela extrema delicadeza com que vai acompanhando, nos diferentes andamentos, as palavras de Cristo referidas na Bíblia», refere uma nota de imprensa enviada hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

«Nesta interpretação o agrupamento «faz anteceder a cada um dos andamentos, uma voz de narrador que profere as citações do texto dos diferentes evangelistas e reintegram a obra no seu contexto religioso e revelam em Haydn uma surpreendente clareza teológica. O concerto quase adquire o carácter de uma celebração», acrescenta o texto.

Originalmente, a composição «destinava-se a uma orquestra de câmara, com as Sonatas precedidas da enunciação das Palavras pelo celebrante e os sermões alusivos. Depois, Haydn realizou uma versão apenas instrumental, para quarteto de cordas, e autorizou e reviu uma transcrição para pianoforte», explica Augusto M. Seabra, no Público

«Enfim, tendo ouvido uma adaptação como oratória, com solistas, coro e orquestra, decidiu elaborar ele próprio uma versão com essas características, a sua primeira colaboração, antes de "A criação e as estações", com o barão Van Swieten, que escreveu o libreto», prossegue o crítico.

Luís Miguel Cintra, Alexander Stewart (primeiro violino), Regina Aires (segundo violino), Paul Wakabayashi (viola) e Luís André Ferreira (violoncelo), do Quarteto Lacerda, iniciam o programa a 10 de abril, em Lisboa, às 19h00, no convento dos Cardaes, seguindo-se, no dia 11, a igreja de S. Lourenço (Grilos), às 18h00.

A Capela Imaculada, no seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga, acolhe a 12 de abril, pelas 18h00, o terceiro concerto recitado, e no dia 15 encerra-se o ciclo no mosteiro da Batalha, às 18h30.

Fundado em 1990, o Quarteto Lacerda centra-se no repertório clássico, «com especial ênfase em Haydn, Mozart e Beethoven, o Quarteto Lacerda dedica muita atenção às obras-primas injustamente negligenciadas do repertório português». 



 

SNPC
Com Augusto M. Seabra/Público
Publicado em 28.03.2017

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos