Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

História e cultura

Luís Miguel Cintra vai ler sermão de Antonio de Montesinos no dia dos 500 anos da pregação pelos Índios

O ator e encenador Luís Miguel Cintra vai ler o sermão de Antonio de Montesinos em defesa dos índios, no âmbito do quinto centenário da pregação feita pelo religioso dominicano, num programa comemorativo espiritual e cultural.

Foi no 4.º Domingo do Advento de 1511 que na ilha de Santo Domingo de La Hispaniola, atual República Dominicana e Haiti, o frei Montesinos, em nome da comunidade, pregou um sermão em que defendeu os direitos dos Índios, assinala uma nota da Ordem dos Pregadores (dominicanos) enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

«Com que direito e com que justiça tendes estes índios em tão cruel e horrível servidão? Com que autoridade fizestes tão detestáveis guerras a estas gentes que estavam nas suas terras, mansas e pacíficas, onde consumistes um número infindável delas com mortes e estragos nunca ouvidos? Como é que os tendes tão oprimidos e esgotados, sem lhes dar de comer nem curar as suas doenças, que pelos excessivos trabalhos a que os sujeitais vos morrem, melhor será dizer, os matais, para arrancarem e, conseguirem ouro todos os dias. E que cuidado tendes em que sejam doutrinados e conheçam o seu Deus e criador, sejam batizados, oiçam missa, guardem as festas e domingos? Estes não são homens? Não têm almas racionais? Não sois obrigados a amá-los como a vós mesmos? Não entendeis isto?»

Foto

O sermão que colocou em causa as práticas dos colonizadores foi recolhido pelo frei Bartolomeu de Las Casas na sua “História das Índias”, tendo-se tornado no «grande testemunho de uma Igreja perto dos pobres e dos indefesos, abrindo uma dimensão profética da justiça e paz».

O programa evocativo organizado pelos Dominicanos, que se realiza no convento de S. Domingos (Rua João de Freitas Branco, 12, Lisboa), começa com um retiro de Advento, marcado para 17 de dezembro, das 9h30 às 18h00.

O encontro, dedicado ao tema “Por caminhos da justiça e da verdade”, inclui duas conferências: “É pela sede que se aprende a água? - O paradoxal caminho das Bem-aventuranças”, pelo padre José Tolentino Mendonça, e “O Sermão de Montesinos, hoje, aqui e agora: algumas perguntas, desafios e tarefas”, com o frei Rui Grácio, op.

Imagem

Na missa celebrada a 18 de dezembro, 4.º domingo do Advento, vai ser distribuído um pequeno livro com o texto do religioso espanhol.

No dia 19, pelas 21h00, exibe-se o filme También la lluvia”, de Icíar Bollaín, com Gael García Bernal, Luis Tosar e Karra Elejalde, obra que faz alusão à pregação do religioso. A obra representou este ano a Espanha na corrida ao Óscar de melhor filme estrangeiro.

Os cinco séculos do sermão, que ocorrem a 21 de dezembro, vão ser assinalados nesse dia com a leitura do texto pelo ator e encenador Luís Miguel Cintra. Durante o encontro, que começa às 21h30, prevê-se a interpretação de peças de canto gregoriano alusivas ao Advento.

Todas as iniciativas têm entrada gratuita, exceto o retiro, que necessita de inscrição e pagamento de 15 euros.

 

© SNPC | Atualizado em 02.12.11

Imagem

 

Ligações e contactos
Informações: 210 322 300; isdomingos@dominicanos.com.pt

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página