Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Luís Miguel Cintra abre Festival Internacional de Polifonia Portuguesa

Luís Miguel Cintra abre Festival Internacional de Polifonia Portuguesa

Imagem Luís Miguel Cintra | SNPC

Luís Miguel Cintra é um dos intervenientes na sessão que abre a sétima edição do Festival Internacional de Polifonia Portuguesa, marcada para 31 de agosto, no Porto.

O encenador, que recentemente foi distinguido com o prémio Árvore da Vida-Padre Manuel Antunes, atribuído pela Igreja católica através do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, vai ler um Sermão do Padre António Vieira.

O programa do encontro inaugural, que decorre na igreja de S. Lourenço (Grilos), inicia-se às 18h00 com uma visita guiada, seguindo-se meia hora depois, o concerto da Cappella Musical Cupertino de Miranda, presente nos sete encontros do Festival, acompanhada pelo organista Claudio Astronio.

A igreja de S. Gonçalo, em Amarante, recebe a sessão seguinte da iniciativa, a 1 de setembro, a partir das 21h30, com a visita guiada (que integra todos os concertos), que antecede a apresentação dos mesmos intérpretes do espetáculo inaugural.

No dia 2 o mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, recebe, pelas 14h30, o seminário "O Barroco e a Polifonia em Portugal", e às 18h00 realiza-se a visita e, meia hora depois, novo concerto.

"Breves notas sobre o mosteiro de Santa Cruz, Coimbra", "Ouro sobre azul – Linguagens do Barroco", "O turismo cultural também se pauta pela música. Breves notas", "Viva João Quarto! - Elementos independentistas na música de Santa Cruz de Coimbra na época da Restauração (c.1650)" e "'Magnificat anima mea Dominum' - O Cântico de Maria no Livro de Vésperas de Santa Cruz de Coimbra" constituem os temas do seminário, que tem entrada gratuita, sujeita a inscrição.

O programa prossegue a 7 de setembro, no mosteiro de Grijó, em Vila Nova de Gaia, às 21h00, com a participação do grupo Ludovice Ensemble, que também atua no dia seguinte, à mesma hora, na basílica do Bom Jesus, em Braga.

Os dois últimos concertos decorrem nos dias 9 (igreja de Santa Maria de Landim, Vila Nova de Famalicão, 21h00) e 10 (igreja de S. Vítor, Braga, à mesma hora).



 

SNPC
Publicado em 12.06.2017

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos