Lisboa e Braga têm novos bispos auxiliares
O papa Francisco nomeou esta Quinta-feira Santa o cónego José Augusto Traquina para bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, e o cónego Francisco Senra Coelho para bispo auxiliar da arquidiocese de Braga, revelou a Sala de Imprensa do Vaticano.
Pertencendo ao clero do Patriarcado de Lisboa, o padre José Augusto Traquina Maria, de 60 anos, nasceu a 21 de janeiro de 1954 em Alcobaça, sendo até agora responsável pela paróquia de Nossa Senhora do Amparo, em Benfica, na capital.
Depois de desenvolver «uma atividade comercial» e ter cumprido o «serviço militar», frequentou o Seminário de S. Paulo, em Almada, que então pertencia ao patriarcado, e depois o Seminário de Cristo Rei dos Olivais, ao mesmo tempo que concluiu a licenciatura em Teologia (1985).
Foi ordenado a 30 de junho de 1985 para o patriarcado, onde foi membro da equipa formadora do Seminário de Almada (1984-1992), assistente religioso dos escuteiros em Alcobaça e na região Oeste do Corpo Nacional de Escutas, e pároco do Bombarral e Vale Côvo (1992-2007).
Cónego da sé de Lisboa desde 2003, foi escolhido para responsável pela Vigararia III de Lisboa em 2011, ano em que assumiu o cargo de coordenador do Secretariado Permanente do Conselho Presbiteral Diocesano. Em 2012 tornou-se um dos diretores espirituais do Seminário dos Olivais.
Por seu lado, o cónego Francisco José Villas-Boas Senra de Faria Coelho (53 anos), do clero da arquidiocese de Évora, nasceu a 12 de março de 1961, em Moçambique, de família portuguesa, tendo regressado a Portugal após a independência das colónias.
Frequentou o seminário menor e o curso de Filosofia na arquidiocese de Braga, e em 1980 passou para o Seminário Maior de Évora, onde concluiu os estudos teológicos e foi ordenado padre, a 29 de junho de 1986.
Continuou os estudos em Roma, no domínio da Filosofia, Teologia e História Eclesiástica, curso que concluiu em 1991 na Pontifícia Universidade Gregoriana. Em 2008 obteve o doutoramento em História na Phoenix International University, nos EUA.
Durante o ministério sacerdotal foi docente no Instituto Superior de Teologia de Évora, cónego da sé, diretor espiritual dos Cursilhos de Cristandade e do Movimento da Mensagem de Fátima, bem como assistente religioso e colaborador da Renascença.
Atualmente é responsável pelas paróquias de Nossa Senhora de Fátima, S. Marcos e Nossa Senhora da Consolação, na arquidiocese de Évora, e membro do Conselho Presbiteral. Autor de vários livros, assina uma coluna no semanário arquidiocesano.
© SNPC | 17.04.14

Foto: António Félix Marques

Cón. Francisco Senra Coelho







