Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

"Leituras do Silêncio" levam Etty, Llansol e Rilke a Guimarães

Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012, vai ouvir entre esta sexta-feira e domingo textos de Etty Hillesum, Maria Gabriel Llansol e Rainer Maria Rilke, num projeto intitulado “Leituras do Silêncio”.

A iniciativa pretende «criar um espaço de escuta de textos de três escritores que no silêncio procuram a profundidade da existência humana», explica uma nota enviada hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O projeto, organizado pela Metamorfose 2012, grupo da Pastoral Juvenil católica de Guimarães, em parceria com a Igreja Evangélica local, conta com leituras proferidas por personalidades do mundo da poesia, ensino superior e teologia.

As sessões, com entrada livre, realizam-se na Sociedade Martins Sarmento, Pousada da Juventude e na sede do Cineclube de Guimarães.

 

Programa

Sexta-feira, dia 15

“Diário 1941-1943”, de Etty Hillesum
Leituras de Frei Bento Domingues (religioso dominicano), Pedro Vieira Magalhães (poeta), Betina Ruiz (professora universitária)
Sociedade Martins Sarmento
21h30

 

Sábado, dia 16

Percurso pela obra de Maria Gabriela Llansol
Leituras de Maria Carolina Fenati (investigadora Espaço Llansol), João Almeida (poeta e professor), Sandra Claro (livreira da livraria “Poetria”)
Exibição da curta-metragem “Encontro com S. João da Cruz”
Momento musical
Pousada da Juventude
18h00

 

Domingo, dia 17

“Livro de Horas”, de Rainer Maria Rilke
Leituras de Carlos Poças Falcão (poeta e professor), Henrique Barroso (professor universitário), Rui Maurício (professor universitário)
Momento musical: Sociedade Musical Vimaranense
Terraço do Cineclube de Guimarães
21h30

 

Cartaz

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 16.06.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página