Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Música

Lançamento de disco assinala memória de João Paulo II

A paróquia da Sé Patriarcal de Lisboa vai assinalar a memória litúrgica de João Paulo II, a 22 de outubro, com o lançamento, às 20h00, de um disco de tributo ao beato.

O CD “Abri as portas a Cristo”, da Paulus Editora, é interpretado pelo Coro da Catedral de Lisboa, dirigido pelo maestro Luís Filipe, com a participação do organista Antoine Sibertin-Blanc, títular do órgão da sé.

O disco inclui o hino oficial da beatificação de João Paulo II, originalmente composto em italiano pelo maestro Marco Frisina. A tradução e adaptação para português foi feita pelo padre António Cartageno.

Além do videoclip e da partitura do hino “Abri as portas a Cristo”, o disco contém mais oito faixas ligadas a João Paulo II, «das quais fazem parte algumas preciosidades tais como o Papa a rezar a Nossa Senhora de Fátima, a cantar o Pai Nosso e também a reconhecida musica tradicional “A barca”», refere a editora.

Antes desta sessão decorre, às 16h00, a apresentação de um filme sobre João Paulo II, seguindo-se, pelas 18h30, a celebração da missa evocativa da sua memória.

Karol Wojtyła nasceu em 1920 em Wadowice. Após a ordenação sacerdotal continuou os estudos teológicos em Roma, tendo depois regressado à Polónia, onde exerceu cargos pastorais e universitários.

Foi arcebispo de Cracóvia e participou no Concílio Vaticano II (1962-1965). Eleito papa a 16 de outubro de 1978, viria a morrer em Roma a 2 de abril de 2005, na vigília do 2.º Domingo de Páscoa, também designado da Divina Misericórdia.

 

 

 

Rui Jorge Martins
Vídeo: Paulus Editora
© SNPC | 18.10.11

João Paulo II

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página