Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Com o olhar límpido das fábulas: Karen Blixen e "África Minha"

Há uma certa novidade ao repercorrer, mesmo só com o pensamento, os lugares de Karen Christentze Dinesen, baronesa von Blixen-Finecke: antes de tudo a Dinamarca, onde faleceu há 50 anos, no dia 7 de setembro de 1962, e onde nasceu a 17 de abril de 1885 na Rungstedlund, antiga hospedaria a meio caminho entre Copenhagen e Helsingør (a Elsinore de Hamlet), hoje casa-museu mergulhada no verde e com vista para o Báltico, onde a jovem navegava com os seus irmãos.

O Quénia, «a sua África», continua a exercer grande fascínio, país no qual viveu como empresária no comércio de café de 1914 a 1931, sentindo-se por ele profundamente arrebatada.

Na versão cinematográfica, “África minha” venceu, entre outros, o prémio Óscar pela melhor fotografia. Mas é preciso ir até ao fundo entre as cores de Karen Blixen (cuja primeira vocação foi de pintora) e a magia das numerosas narrações, às quais foi buscar livremente, e muitas vezes explicitamente, um rico património literário e fantástico, escandinavo e não só.

É significativo que para ela a África tenha sido um oásis de verdade em antítese com o mundo fascinante, mesmo se frequentado com paixão, na pátria. «Ao voltar por um breve período à Europa parece estranho que na cidade as pessoas vivam sem se dar conta das fases da lua e quase sem as notar. A lua nova era o sinal de partida para os condutores de camelos de Khadija».

Curiosamente, «aquela pureza na verdade de uma história sincera, que nada contém de injusto em si» foi também a intenção dos irmãos Grimm, de cujo “Kinder und Hausmärchen” é celebrado este ano, com numerosas iniciativas, o bicentenário do primeiro volume.

 

Isabella Farinelli
In L'Osservatore Romano
12.09.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página