Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Jornal de Notícias lembra primeiro aniversário da morte do antigo chefe de redação Cón. Rui Osório

«Na Redação do “Jornal de Notícias”, sem deixar de ser padre, Rui Osório trabalhou durante cerca de 30 anos, tendo exercido as funções de redator, chefe de Redação e secretário-geral. Antes, foi chefe de Redação no semanário diocesano “Voz Portucalense”, de que foi fundador.

A edição de hoje do Jornal de Notícias (JN) recorda que nesta sexta-feira, 31 de maio, se assinala o primeiro aniversário do falecimento do cónego Rui Osório, sacerdote da diocese do Porto.

O diário adianta que o Cón. Jorge Teixeira da Cunha, sucessor do Cón. Rui Osório à frente da paróquia de S. João da Foz do Douro (Foz Velha), organizou uma sessão evocativa, que começa às 19h00 com uma missa presidida por D. António Taipa, bispo auxiliar emérito do Porto.

Terminada a celebração, o sacerdote vai ser evocado pelo jornalista e historiador Germano Silva, que também chefiou a redação do Jornal de Notícias, e será revelado um retrato na sacristia.

«Cheguei ao JN num período ainda politicamente muito quen­te e instável, marcado por mudanças de administração, direção e propriedade da empresa. A aprovação da minha entrada chegou a estar tremida no Conselho de Redação, pois havia colegas que desconfiavam da contratação de um padre», recordou em entrevista à revista Notícias Magazine, por ocasião do jubileu sacerdotal, em 2014.

«Mas não levou muito tempo até eu ter um clima muito bom na redação e desenvolver uma carreira que me levou até chefe de redação, o máximo que podia chegar na hierarquia pois mantive-me fiel ao compromisso com D. António [Ferreira Gomes, bispo do Porto], que me tinha pedido para recusar se alguma vez me convidassem para um cargo de direção, com medo de que isso fosse interpretado como uma ingerência da Igreja ou clericalismo», acrescentou.


 

Rui Jorge Martins
Fonte: Jornal de Notícias
Imagem: © Jornal de Notícias
Publicado em 30.05.2019

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos