Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Braga

Jornadas de Teologia refletem sobre contributo da literatura, cinema e música para dizer a «vida eterna» e discutem perspetivas crentes e não-crentes

A 21.ª Semana de Estudos Teológicos, promovida pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Braga) de 20 a 23 de fevereiro, vai incluir uma reflexão sobre o papel das artes na expressão da eternidade.

O último dia das jornadas inicia-se às 9h30 com o painel "Novas formas de dizer 'Vida Eterna'" na literatura (José Cândido Martins), música (Paulo Antunes) e Sétima Arte (Inês Gil, membro do Grupo de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura).

O programa da Semana, dedicado ao tema "Creio na Vida Eterna", prevê para dia 21, às 21h00, a mesa redonda "Variações sobre a vida e a morte", na qual intervêm Pedro Lind, investigador do Centro de Física Teórica e Computacional da Universidade de Lisboa ("A morte mata a vida - diz o ateu") e João Duque, diretor adjunto da Faculdade de Teologia ("A vida mata a morte - diz o cristão").

As jornadas começam às 21h00 do dia 20 com um «momento musical», seguindo-se a conferência "'Vida Eterna' segundo S. João'", por Johan Konings, professor emérito da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte, Brasil.

"E depois da morte? Fundamentos da esperança cristã" é o tema que Isabel Varanda vai desenvolver no dia 22, também às 21h00.

Antes da sessão de encerramento da Semana, marcada para as 13h00 de 23 de fevereiro, realiza-se o painel "Educar a fé na vida eterna", com José Frazão ("Educação e discernimento - cristianismo e new age") e Felisbela Lopes ("Educação e media - imagens da vida").

A Semana de Estudos realiza-se no Auditório Vita, em Braga.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 08.01.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

ImagemHomem mortal guiado
para a Divina Eternidade
Paolo Veronese

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página