Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Jornadas "Liturgia, Arte e Arquitetura nos 50 anos do Vaticano II" reúnem em Lisboa cardeal-patriarca e presidente do Pontifício Conselho da Cultura

O cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, e o presidente do Pontifício Conselho da Cultura, cardeal D. Gianfranco Ravasi, são dois dos intervenientes nas Jornadas “Liturgia, Arte e Arquitetura nos 50 anos do Concílio Vaticano II”, que decorrem na Universidade Católica, em Lisboa, a 15 e 16 de novembro.

A iniciativa, apoiada pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), é organizada pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e Patriarcado de Lisboa.

“Liturgia” é o primeiro dos temas a ser abordado, na manhã do dia 15, com intervenções de frei Bento Domingues (“A liturgia no contexto conciliar”), padre João Norton de Matos, membro do Grupo de Arquitetura do SNPC (“Espaço litúrgico e identidade da Igreja à luz do Concílio Vaticano II”), e padre Arlindo Magalhães (“A comunidade da Serra do Pilar: a liturgia na pastoral”).

Após as conferências realiza-se um debate com os oradores, moderado pelo cónego Luís Manuel Pereira da Silva, especialista em Liturgia.

A sessão prossegue depois do almoço com o tema “Liturgia e Arte”, que será refletido pelo padre José Tolentino Mendonça, diretor do SNPC (“A arte como linguagem da liturgia”), Paulo Pires do Vale (“Liturgia e arte contemporânea”) e padre Joaquim Félix (“A capela da Árvore da Vida: arte e arquitetura”).

O colóquio que se segue é moderado por Marco Daniel Duarte, historiador de arte.

FotoDominikuszentrum. Foto: Martin Strattner

O dia termina com a conferência “A retoma do diálogo Igreja-Arte”, pelo cardeal Gianfranco Ravasi, que a 16 e 17 de novembro marca presença em Guimarães e Braga para o Átrio dos Gentios, plataforma do Conselho Pontifício da Cultura para o diálogo entre crentes e não crentes.

“Liturgia e arquitetura” é o assunto que abre o segundo dia, com o arquiteto Glauco Gresteri, da Universidade de Pescara, em Itália (“Bolonha e o Cardeal Lercaro: a igreja ao serviço da cidade”), Bernardo Miranda (“Pensar um lugar para a liturgia: o aggionarmento como programa”) e João Alves da Cunha, membro do Grupo de Arquitetura do SNPC (“Evolução das igrejas: do Concílio à atualidade”), com moderação do arquiteto Diogo Pimentel.

FotoDominikuszentrum

O último tema em discussão será “Liturgia, arte e arquitetura. Que futuro?”, com o cónego Luís Manuel Pereira da Silva (“Liturgia”), Marco Daniel Duarte (“Arte”) e Diogo Pimentel (“Arquitetura”), seguido de debate moderado pelo padre João Norton de Matos.

A conferência “A atualidade do Concílio Vaticano II”, proferida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, conclui as Jornadas.

O encontro, inicialmente programado para uma sala, foi transferido para o auditório 2 (edifício antigo), dado que o número de inscrições superou largamente as expetativas.

 

Imagem

 

Imagem

 

Consulte e descarregue a ficha de inscrição, que inclui programa, preço e contactos para mais informações.

 

Cartaz

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | Atualizado em 14.11.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Dominikuszentrum
Munique, Alemanha

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.