Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Jornadas de Teologia sondam misericórdia de Deus

Imagem Cartaz (det.) | D.R.

Jornadas de Teologia sondam misericórdia de Deus

"Do Deus da misericórdia à misericórdia de Deus" é o tema das Jornadas que a Faculdade de Teologia da Universidade Católica (Porto) organiza de 1 a 4 de fevereiro, com a primeira conferência a ser proferida pelo prior da comunidade monástica italiana de Bose, Enzo Bianchi.

«Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. (...) É o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro» sublinha o texto de contextualização da iniciativa, extraído do documento "Misericordiae vultus", do papa Francisco.

Do texto da bula de proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que começa a 8 de dezembro, a Faculdade de Teologia realça que a misericórdia «é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida».

"A misericórdia na Bíblia" é o tema da primeira intervenção de Enzo Bianchi, às 10h00, seguindo-se "Jesus, relato da misericórdia de Deus", também do religioso italiano.

Após o almoço, D: António Couto, bispo de Lamego, fala sobre "As obras de misericórdia: Uma leitura de Mt 25, 31-46" e António Tavares, provedor da Misericórdia do Porto, reflete sobre "As Santas Casas da Misericórdia: Do carisma à missão".

"Horizonte teologal e racionalidade teológica: uma reflexão teológico-fundamental sobre a misericórdia" e "A Igreja, casa da misericórdia", respetivamente por José Pedro Angélico e José Eduardo Borges de Pinho, docentes da Faculdade de Teologia, constituem as propostas para a manhã do dia 2 de fevereiro.

À tarde, Ana Maria Braga da Cruz (Associação Coração Amarelo), Maria de Fátima Pires (Congregação do Bom Pastor) e Serafim Ascensão (Companheiros de Emaús) testemunham "Expressões atuais das obras de misericórdia".

O beneditino D. Bernardino Costa abre o programa do dia 3 com a conferência "O pecador e a penitência ao longo dos séculos", e a seguir Arnaldo Pinho, também professor da Faculdade de Teologia, à semelhança do primeiro interveniente, reflete sobre "A penitência: reflexões livres sobre um sacramento em vias de 'perdição'".

"O ritual da penitência: possibilidades e limites" (João Peixoto, do Secretariado de Liturgia da diocese do Porto) e "Atendimento espiritual e consulta psicológica: continuidades e singularidades" (Carlos Gonçalves, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto) assumem a programação da tarde.

O último dia é preenchido por dois professores da Faculdade de Teologia: Alexandre Duarte ("A misericórdia com os demais a partir da misericórdia com Deus") e Jorge Cunha ("A misericórdia como critério moral e pastoral").

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 17.11.2015

 

 

 
Imagem Cartaz | D.R.
«Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. (...) É o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro»
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos