Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Jornadas de Teologia analisam “As metamorfoses da caridade”

Jornadas de Teologia analisam “As metamorfoses da caridade”

Imagem digitalista/Bigstock.com

“As metamorfoses da caridade: A ação social e a Igreja do Porto” é o tema das Jornadas que a Faculdade de Teologia da Universidade Católica da “Cidade Invicta” organiza de 29 de Janeiro a 1 de fevereiro.

«As próximas Jornadas procurarão abordar de um modo abrangente o vasto tema da caridade, nomeadamente no que se refere à ação social, tendo em conta também o contexto português e portucalense, no passado e no presente», refere uma nota enviada hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O tema foi escolhido no «quadro proporcionado pelo plano pastoral da diocese do Porto para o ano pastoral em curso e do desafio que foi lançado em junho passado à Faculdade por D. António Francisco dos Santos, de grata memória, para que se refletisse» sobre o tema.

As conferências de abertura, “A caridade e os direitos sociais” e “O lugar da Igreja num tempo de assistencialismo do Estado”, serão proferidas pelo jesuíta espanhol Julio Martínez Martínez, especialista em Moral Social e reitor da Universidade Pontifícia Comillas (Madrid).

O programa de 29 de janeiro prossegue com “O catolicismo social oitocentista em Portugal e no Porto: A intervenção do cardeal D. Américo (Adélio Fernando Abreu) e “Do amor que encarece: A metanoia da justiça em Leonel de Oliveira, presbítero” (José Pedro Angélico).

“O anúncio do evangelho e a solicitude para com o próximo” (Bernardo d’Almeida), “Os direitos sociais: Sua evolução e justificação” (João Carlos Espada), “A relevância do serviço à comunidade na génese e no funcionamento das organizações de economia social em Portugal” (Américo Mendes), “A ação das Instituições Particulares de Solidariedade Social da Igreja: Entre a caridade e a justiça” (Lino Maia) e “Arco Maior: Dar oportunidades educativas a quem é excluído da escola” (Joaquim Azevedo) são as questões propostas no segundo dia.

A 31 de janeiro a iniciativa centra-se nos temas “Entre evangelização e promoção social: Antigas e novas prioridades da ação da Igreja” (Jorge Cunha), “O catolicismo social em Portugal e no Porto no século XX” (Paulo Fontes), “A caridade em Padre Américo: Alicerces de um conceito-programa” (Luís Leal) e “A intervenção social de D. António Ferreira Gomes no contexto do pensamento portuense” (Arnaldo Cardoso de Pinho).

“O amor feito ajuda material: A esmola nos Padres da Igreja” (Alexandre Freire Duarte) e “Ação sócio-caritativa e vulnerabilidades futuras” (D. Manuel Linda) constituem as conferências do último dia, antes da celebração da missa.

As Jornadas decorrem diariamente das 10h00 às 16h30, com exceção de sábado, em que ocupam apenas a parte da manhã.



 

SNPC
Publicado em 17.11.2017

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos