Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Braga

Jornadas da Cultura discutem "Sentido da Europa"

A Pastoral Universitária da arquidiocese de Braga vai organizar as 2.ªs Jornadas da Cultura, dedicadas ao tema “Sentido da Europa”, a 11 e 12 de novembro, no Auditório Vita.

«Desde o início que De Gasperi, Monet, Schuman e Adenauer entenderam que a Europa teria que ser algo mais do que uma simples agregação de recursos económicos e de procedimentos burocráticos, geridos por instituições mais ou menos consolidadas.

Tratava-se de reconhecer o espólio de valores culturais, religiosos e de pensamento político adquiridos ao longo de séculos de história comum. Nada mais se pedia à Europa que não fosse olhar para o ser humano como um todo, integrado numa história que não o encerra em si mesmo, mas que o abre para o outro e para a transcendência. Só quem olha para atrás é que se depara com a sua história, sabe de onde vem e, em última análise, quem é.

Surge assim a pergunta: se esquecermos a história das conquistas europeias – a dignidade humana, a luta pelos direitos humanos, a liberdade de opinião, o respeito pelo sagrado, o pensamento crítico -, que valores temos em comum que permitam salvar o presente e projetar o futuro? Como vamos conseguir uma unidade europeia sem cimentos que sustentem coesões fortes?

Olhemos para a Europa e vejamos a consistência dos alicerces que estão a ser construídos: ataque à vida, incursão contra a família, confusão ideológica, lassitude moral… tudo em nome de uma sociedade mais livre, comandada pelo poder político e subjugada ao poder económico. Queremos uma Europa aberta e hospitaleira ou caduca e fechada em si mesma?

Gostaríamos de poder interpretar o momento que nos é dado viver, de crise e de situações limite, como uma oportunidade para a ação, para a reconciliação, para encontrar novos rasgos, novas soluções que não sejam dominadas pelo primado do económico.

Há que optar entre a resignação ou o protesto, o esmorecimento ou a criatividade, o silêncio ou a denúncia. Nós optamos pela última via, porque acreditamos numa Europa mais autêntica, coerente e com um futuro humanizado.» (Excertos da apresentação da iniciativa)

 

Programa

Dia 11

09h00: Receção dos convidados e participantes

09h30: Sessão de abertura
D. Jorge Ortiga (arcebispo de Braga)

10h00: O futuro das Universidades numa Europa em transformação
António Cunha (reitor da Universidade do Minho), Manuel Braga da Cruz (reitor da Universidade Católica), Veiga Simão (antigo ministro da Educação, da Indústria e Tecnologia, e da Defesa Nacional); moderador: Machado dos Santos (antigo reitor da Universidade do Minho)

12h30: Almoço

14h30: Atitudes, comportamentos e valores dos europeus
Rosário Farmhouse (Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural), Nuno Melo (eurodeputado), Correia de Campos (eurodeputado), João de Deus Pinheiro (antigo ministro da Educação e Negócios Estrangeiros e antigo-comissário europeu); moderador: Paulo Cruz (Universidade do Minho)

16h15: Laicidade e liberdade religiosa
Pedro Bacelar (Universidade do Minho), José Manuel Fernandes (eurodeputado), João Lobo (deputado da Assembleia da República); moderador: Manuel Curado

20h30: Jantar

 

Dia 12

9h30: Desafios à evangelização da Europa
D. António Vitalino (bispo de Beja), Carvalho Guerra (antigo diretor do Centro Regional do Porto da Universidade Católica); moderador: Costa Santos (Universidade Católica Portuguesa)

11h00: Europa com futuro: propostas com sentido
Adriano Moreira (presidente da Academia das Ciências), Nuno Rogeiro (jornalista e comentador); moderador: Carlos Magno (jornalista e comentador)

12h30: Sessão de encerramento
Eduardo Duque (Pastoral Universitária), D. Jorge Ortiga

 

© SNPC | 03.11.11

Imagem

















Citação

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página