Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Jornada da Pastoral da Cultura

Artistas e teólogos vão ajudar a Igreja a manter-se no «comboio da cultura», diz bispo

O bispo responsável pela articulação da Igreja Católica com as artes considera que a próxima Jornada da Pastoral da Cultura vai ajudar a Igreja a enriquecer a sua linguagem e a manter-se atualizada no domínio das expressões culturais.

«É cada vez mais necessário que a Igreja saiba acolher e socorrer-se da maior variedade possível de linguagens», afirmou D. Pio Alves de Sousa em declarações ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O responsável sublinhou que a presença de criadores do campo da Poesia (Manuel Alegre), Música (Joana Carneiro), Pintura (Emília Nadal), Teatro (Nuno Carinhas) e Cinema (Pedro Peralta) vai contribuir para que a Igreja se mantenha no «comboio da cultura, servindo-se dela e servindo-a».

O presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais realçou a oportunidade do tema do encontro, centrado no diálogo entre a Igreja e a Cultura desde o Concílio Vaticano II (1962-1965), a partir de uma das suas constituições fundamentais, a “Gaudium et spes” (alegria e esperança).

«Os 50 anos do Concílio Vaticano II vão ser uma excelente oportunidade para o retomarmos, já que ele está longe de ser esgotado. A temática da “Gaudium et spes” é de uma enorme atualidade, concretamente no nosso país», referiu.

D. Pio Alves acentuou a importância de transmitir à sociedade portuguesa, «não só com palavras mas com testemunhos, que há lugar para a alegria e para a esperança será extremamente reconfortante, não para convidar as pessoas a situarem-se num paraíso ideal mas na vida real».

«A alegria e a esperança que a Igreja pode dar a Portugal tem de ter sempre Jesus Cristo como referência central, com a verdade, exigência e responsabilidade da sua mensagem», frisou o também bispo auxiliar do Porto, acrescentando que os participantes podem esperar desta jornada «uma mensagem que ajude a olhar o presente e o futuro com mais serenidade».

Para D. Nuno Brás, vogal da Comissão Episcopal, a iniciativa «será mais um marco no esforço de diálogo entre a Igreja em Portugal e a cultura contemporânea», no seguimento das orientações conciliares.

«O diálogo vive do cruzamento de perspetivas entre pessoas que não pensam como os católicos, e dele não pode deixar de sair algo de positivo para a cultura portuguesa», assinalou o bispo auxiliar de Lisboa.

Além de D. Pio Alves e dos criadores acima referidos, a lista de convidados inclui Duarte Goes (Grupo Sociedade e Política do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura), Joaquim Azevedo (presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa) e José Eduardo Borges de Pinho (teólogo).

A jornada conta igualmente com a participação do padre e poeta José Tolentino Mendonça, diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, que organiza o encontro.

As inscrições para o encontro continuam a decorrer através da internet.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 13.06.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
D. Pio Alves
























Citação

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.