João Paulo II: Canonização motiva lançamento de livros sobre vida e obra poética
A canonização de João Paulo II, que decorrerá com a de João XXIII no dia 27 de abril, o primeiro domingo após a Páscoa, está na origem de dois novos livros sobre a vida e a obra poética do papa polaco.
"L'uomo, il pontifice, il santo" ("O homem, o pontífice, o santo"), da editora italiana Fmr, é um volume de tiragem limitada com 62 imagens de Giuliano Vangi que é publicado em parceria com o Pontifício Conselho da Cultura, revela o portal de notícias do Vaticano.
No ensaio introdutório, o presidente do Conselho, cardeal Gianfranco Ravasi, realça que o livro se insere na grande tradição dos códices miniaturizados do passado, nos quais à glória dos textos se unia o esplendor das imagens.
Através dos ensaios que constituem a base desta obra e a iconografia de Giuliano Vangi, permanece a vontade de transmitir uma mensagem e uma lembrança por imagens que perdure no tempo, sublinha o biblista italiano.
Por seu lado, a Livraria Editora Vaticano (LEV) apresentou esta segunda-feira a reedição da obra poética completa de Karol Wojtyla, organizada pelo sacerdote, jornalista, escritor e consultor cinematográfico, Santino Spartà.
«Como toda a poesia contemporânea, também Karol Wojtyla usa livremente a métrica, ritmando o verso com homogeneidade técnica. Realiza linguisticamente uma abordagem meditativa, aprofundando atuais problemas existenciais. Usa com um certo equilíbrio as figuras de pensamento e estilo sem descuidar o lado expositivo e a amplitude dos temas poéticos», destacou o padre Spartà.
A estrutura lírica, prosseguiu, «é permeada por um rico substrato filosófico, teológico e místico a tal ponto de constituir um leitmotiv da obra poética wojtyliana».
A mesma editora lançou em março o livro “La sollecitudine ecclesiale di monsignor Roncalli in Bulgaria” ("A solicitude eclesial de D. Roncalli na Bulgária"), sobre a ação de João XXIII, antes de ser eleito papa, enquanto núncio naquele país europeu.
A obra do búlgaro Kiril Plamen Kartaloff centra-se na década da missão de Angelo Roncalli na Bulgária, de 1925 a 1934, trabalho que se tornou possível com a abertura dos Arquivos do Vaticano à consulta dos documentos do pontificado de Pio XI.
Em Portugal também estão a ser preparados novos livros sobre João XXIII e João Paulo II, de que daremos notícia em abril.
Rui Jorge Martins
© SNPC |
01.04.14

Foto: D.R.







