Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Joana Carneiro dirige concertos no São Carlos para assinalar 300 anos da diocese de Lisboa como patriarcado

Imagem

Joana Carneiro dirige concertos no São Carlos para assinalar 300 anos da diocese de Lisboa como patriarcado

A maestrina Joana Carneiro vai dirigir a 24 e 25 de novembro, no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, concertos que assinalarão os 300 anos da qualificação patriarcal da diocese de Lisboa, revela o seu calendário de atividades para 2016/7.

O programa cultural da efeméride da atribuição do título patriarcal, que ocorre no próximo dia 7 de novembro (1716-2016), será também marcado pelo musical "A alegria do Evangelho", título da exortação apostólica que o papa Francisco promulgou em 2013, por ocasião do encerramento do Ano da Fé.

O espetáculo, agendado para os dias 18 e 19 de novembro, no Teatro Tivoli BBVA, tem autoria e encenação de Matilde Trocado, que já assinou o musical "Wojtyla", sobre o papa S. João Paulo II.

As iniciativas da comemoração dos 300 anos, que serão apresentadas a 20 de setembro, incluem a celebração de encerramento no sínodo diocesano (2014-2016), previsto para 8 de dezembro, no mosteiro dos Jerónimos.

A efeméride vai igualmente ser assinalada por três eventos, com data a anunciar: o colóquio “Os Bispos de Lisboa”, uma exposição sobre os três séculos do patriarcado e a publicação das cartas pastorais dos patriarcas de Lisboa.

«Será muito bom que tudo isto seja aproveitado pelas nossas comunidades, para ganharem ainda maior consciência do que foram, são e hão de ser, como Igreja de Cristo em Lisboa e em missão», escreve o cardeal-patriarca na "Carta aos diocesanos", divulgada hoje pelo patriarcado.

O tricentenário da qualificação patriarcal que o papa Clemente XI determinou recorda «sobretudo» que ela foi dada aludindo ao esforço que partiu da capital para a «propagação da fé»: «Na verdade, arrancou de Lisboa parte considerável da missionação moderna, originando muita cristandade da África ao Brasil e à Ásia mais distante», assinala D. Manuel Clemente.

«Trezentos anos depois [a efeméride], só pode lembrar-nos a nós, num contexto histórico e eclesiástico tão diferente, que toda a Igreja é uma realidade missionária, como a missão há de ser vivida agora, em termos de nova evangelização e reciprocamente "ad gentes"», assinala.

Na introdução ao programa-calendário diocesano, o cardeal-patriarca nota «como é difícil transformar a vida eclesial em vida missionária e evangelizadora, não só para longe mas também para perto, e por vezes pertíssimo».

No texto, D. Manuel Clemente sublinha que «em Lisboa convivem hoje mais de uma centena de nacionalidades e variadas culturas, algumas ainda não tocadas pelo Evangelho ou já esquecidas dele».

«Temos muito a fazer, certamente, em relação a esta centralidade da família nas nossas comunidades, como objeto de trabalho pastoral prioritário. Mas também como sujeitos de ação pastoral, que as famílias hão de ser», aponta o prelado.

O cardeal-patriarca pede «famílias para fortalecer a sociedade, famílias para construir a Igreja, como família de famílias. Sem esquecer que, precisamente assim, ninguém ficará só e abandonado».

«Os caminhos da misericórdia passam determinantemente por aqui, mantendo ou recuperando no seio familiar quer a quem esteja quer a quem regresse, como no abraço do pai do filho pródigo. Na verdade, podemos enunciar o nosso programa-calendário numa frase como esta: “a família como critério e a misericórdia como alma”», conclui D. Manuel Clemente.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 01.09.2016 | Atualizado em 23.04.2023

 

 

 
Imagem
«Trezentos anos depois [a efeméride], só pode lembrar-nos a nós, num contexto histórico e eclesiástico tão diferente, que toda a Igreja é uma realidade missionária, como a missão há de ser vivida agora, em termos de nova evangelização e reciprocamente "ad gentes"»
O cardeal-patriarca pede «famílias para fortalecer a sociedade, famílias para construir a Igreja, como família de famílias. Sem esquecer que, precisamente assim, ninguém ficará só e abandonado»
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos